O evento que reuniu especialistas e participantes de diferentes estados do Brasil foi inaugurado na manhã deste sábado (10) em Foz do Iguaçu, abordando o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além de profissionais da saúde e da educação, estiveram presentes mães atípicas, autistas e autoridades locais, como a secretária da Educação, Silvana Garcia, e o secretário da Saúde, Fabio de Mello. O destaque foi para a participação de duas autistas: uma médica de Brasília, diagnosticada na idade adulta, e uma militar do Maranhão.
Na abertura do evento, o prefeito General Silva e Luna enfatizou a importância da sensibilidade em lidar com o autismo. “É preciso sentí-los com o coração. E o autismo exige exatamente isso: sensibilidade e empatia”, afirmou.
Objetivos do Evento
Organizado pela AMABrasil, o congresso visa esclarecer e conscientizar sobre o TEA, combater preconceitos e promover a inclusão. A programação inclui debates sobre genética, diagnóstico, terapias, alimentação, mercado de trabalho e diversidade, conduzidos por 14 renomados especialistas.
Expectativas e Impacto
Milton Andrade, presidente da AMABrasil, destacou que uma pesquisa aponta que até 2030, cada família pode ter um autista. Ele questiona: “O que fazer para aumentar a empatia, ter mais acolhimento, mais humanização?”.
“O objetivo é suscitar conhecimento, compartilhar informações com mães e pais atípicos, além de profissionais da saúde e educação. Com certeza, vai suscitar muita coisa este congresso”, concluiu Andrade.
@fozdiario
Leave a Reply