Filhotes de gato abandonados em caixa são resgatados em Foz do Iguaçu

Três filhotes de gato foram encontrados abandonados em uma caixa em Foz do Iguaçu, gerando preocupações sobre maus-tratos. Os animais, visivelmente magros e com ferimentos nos olhos, estavam miando incessantemente quando foram descobertos pela equipe da Tarobá.

Durante a apuração do caso, a reportagem conversou com Carina Dysarsz, uma moradora da área, que relatou a situação alarmante de abandono de animais na região. “Tem mais de 20 gatos. Algumas pessoas ajudam, mas é difícil. Demanda tempo e dinheiro”, declarou Carina, famosa por sua disposição em acolher animais necessitados e que já acionou os órgãos competentes.

Ação da prefeitura

A Diretoria de Bem-Estar Animal, sob a gestão da prefeitura, tomou medidas e encaminhou os filhotes a uma clínica veterinária credenciada. O órgão destaca que o abandono de animais é uma preocupação de saúde pública, embora faça ressalvas sobre a falta de estrutura para resgates sistemáticos. “Seria necessário um espaço com baias, profissionais e campanhas de adoção,” explicou o assessor Murilo Collucci, ressaltando que estão em conversa com vereadores para buscar melhorias na situação.

Futuro dos filhotes

Os filhotes estão em tratamento e, assim que estiverem saudáveis, serão disponibilizados para adoção. A prefeitura reforça que a adoção deve ser feita com responsabilidade. As autoridades também anunciaram que o caso será investigado e, caso o responsável seja encontrado, poderá responder por abandono, que é considerado crime.

Denúncias

Denúncias sobre abandono de animais podem ser feitas de forma anônima pelo aplicativo eOuve, da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

@fozdiario