Em abril, os prontos-socorros e hospitais de Foz do Iguaçu começaram a registrar um aumento significativo de pacientes com problemas respiratórios, especialmente entre crianças. Diferentemente de anos anteriores, que costumavam ter os idosos como a principal faixa etária afetada, em 2025, as unidades de saúde estão atendendo muitos pequenos, o que chama a atenção das autoridades de saúde.
O mês de maio seguiu essa tendência, com um aumento nos diagnósticos positivos para Influenza A, afetando principalmente idosos e crianças.
Hospitais em Alerta
No Hospital Unimed, entre 40% e 50% das internações são relacionadas a problemas respiratórios. Os pacientes com outras queixas estão enfrentando longas esperas, pois quem apresenta sintomas respiratórios tem prioridade no atendimento. A situação é similar no Hospital Itamed, que registrou 125 pacientes internados com diagnósticos semelhantes.
Aumento no Atendimento pelo SUS
O crescimento no número de atendimentos também é refletido nos prontos-socorros do Sistema Único de Saúde (SUS), que estão mais lotados. Em abril, houve um aumento de 50% no número de pacientes com sintomas gripais em comparação com março. Os casos mais graves estão sendo direcionados ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck, onde, na última quinta-feira, havia 40 pacientes internados com vírus respiratórios, sendo 11 crianças com idades de 0 a 6 anos, 10 adultos entre 20 e 59 anos e 17 pacientes entre 60 e 97 anos.
Imunização de Grupos Vulneráveis
Os grupos mais afetados pelas doenças respiratórias são os mesmos que têm prioridade na campanha de vacinação. Desde 1º de abril, a vacina contra a gripe está disponível para crianças de seis meses a seis anos, idosos a partir de 60 anos, entre outros, em todas as unidades de saúde. No entanto, a adesão à vacinação está abaixo do esperado.
Dia D da Vacinação
Para estimular a vacinação, a prefeitura realizará o Dia D da Vacinação no sábado, 10 de maio. A ação oferecerá a vacina para todas as faixas etárias a partir de seis meses. Cinco unidades básicas de saúde (UBS) em diferentes regiões da cidade funcionarão das 8h às 17h: Cidade Nova, São João, Morumbi 2, Profilurb 1 e Maracanã. Além da vacinação, outros serviços como exames preventivos, atendimento médico e de enfermagem também estarão disponíveis.
@fozdiario
Leave a Reply