Receita Federal bloqueia caminhões no Porto Seco de Foz para fiscalizar pneus – Diário de Foz

Os fiscais da Receita Federal impediram na noite de terça-feira (25) que aproximadamente 250 caminhões deixassem o Porto Seco de Foz do Iguaçu. A intenção era fiscalizar de forma mais rigorosas os pneus dos veículo.

A ação foi motivada por denúncias de que os caminhões estariam retornando do Paraguai com pneus novos, que seriam trocados no Brasil para revenda ilegal. A fiscalização está ocorrendo exclusivamente durante o dia, uma vez que a verificação à noite é mais complexa.

Conforme a Receita Federal, a comercialização de pneus de origem paraguaiano Brasil é considerada descaminho. “A venda de pneus ‘paraguaios’ prejudica a economia do setor”, afirma o órgão federal.

Leia também

De acordo com as denúncias, alguns caminhoneiros utilizam técnicas para “mascarar” os pneus e tentar enganar a fiscalização.

Além disso, já estava em curso uma operação padrão por parte da Receita Federal, que clama por um aumento no vencimento básico.

O presidente do sindicato dos Auditores Fiscais, Silvio José Henkemeier, ressaltou que o governo concedeu aumentos para outras categorias, mas não para os profissionais da Receita Federal.

@fozdiario

com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz