Na segunda, 23 de dezembro, o Parque das Aves promoveu seu tradicional Natal das Aves, com itens de enriquecimento ambiental para os animais que vivem no Parque. Durante o evento, animais de diferentes espécies receberam itens criados especialmente para celebrar a data festiva, proporcionando uma experiência educativa e encantadora para os visitantes.
As atividades aconteceram em dois horários e locais: às 9h30 no Viveiro Os Pequenos Marrons, e às 14h no Viveiro das Araras. Ambas as áreas são viveiros de imersão, o que permite uma interação mais próxima dos visitantes com as aves.
“Esses momentos são incríveis tanto para as aves quanto para os visitantes. Enquanto os animais interagem com os itens de enriquecimento, explorando-os e demonstrando comportamentos naturais, os visitantes podem aprender mais sobre a importância dessas atividades para o bem-estar dos animais”, comenta Roberta Manacero, gerente de curadoria animal do Parque das Aves.
A importância do enriquecimento ambiental O enriquecimento ambiental é essencial para o bem-estar físico e mental das aves sob cuidados humanos. Ele envolve o oferecimento de atividades que promovem comportamentos naturais, como interação social, exploração e o forrageio, comportamento relacionado à busca por alimentos. No ambiente natural, o forrageio ocupa grande parte do tempo das aves, desafiando suas habilidades.
“O enriquecimento ambiental permite que as aves mantenham padrões de comportamento típicos da espécie. O forrageio, por exemplo, não só estimula a atividade física e mental, mas também reforça seu vínculo com comportamentos naturais”, explica Roberta. Segundo ela, essas práticas são essenciais para garantir que o ambiente oferecido seja o mais próximo possível das condições que os animais encontrariam em seu ambiente de ocorrência natural, respeitando suas necessidades comportamentais.
Durante as atividades de enriquecimento ambiental realizadas no Parque das Aves, o foco está sempre no bem-estar animal. As atividades são planejadas para simular desafios que as espécies enfrentariam em seus habitats naturais, como a busca por alimentos. Essas ações não só melhoram a qualidade de vida, mas também promovem um ambiente mais interessante e complexo, que favorece o comportamento natural dos animais.
Essa prática reflete a missão do Parque das Aves, que atua como um importante centro de conservação das espécies da Mata Atlântica. Ao aplicar o enriquecimento ambiental, reforçamos o nosso compromisso com o cuidado das espécies e a conscientização sobre a importância de proteger a biodiversidade desse bioma.
Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply