O deputado estadual Luis Corti (PSB) apresentou parecer favorável, na Comissão de Saúde, aos Projetos de Lei nº 897/2023 e 631/2023, que propõem a inclusão do Dia Estadual de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes e do Dia Estadual de Prevenção, Controle e Combate ao Colesterol, respectivamente, no calendário oficial de eventos do Paraná. Ambos os projetos foram aprovados por unanimidade e agora seguem o trâmite da Assembleia.
A data sugerida para lembrar da importância do diagnóstico precoce, avanços científicos sobre o colesterol e apoio às iniciativas da sociedade civil foi 27 de outubro (PL 897/2023).
“Cerca de 40% da população brasileira enfrenta problemas de colesterol elevado, segundo dados do Ministério da Saúde. A inclusão da data no calendário estadual é uma oportunidade para reforçar a conscientização sobre a prevenção dessas doenças”, comentou o deputado.
Já o Dia Estadual de Prevenção, Controle e Combate ao Colesterol (PL 631/2023) deverá ser comemorado em 8 de agosto e busca alertar para os riscos do colesterol alto, que é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, a maior causa de mortalidade no Brasil. Hoje a doença afeta cerca de 2,5 mil brasileiros anualmente.
Leave a Reply