Uma casa gastronômica cheia de borogodó, com atrações musicais no tom do ziriguidum e que valoriza, na decoração, o natural numa tendência à art déco. Essa conexão imersiva entre gastronomia, espaço multiúso e música apresenta a mais nova atração de Foz do Iguaçu: a Casa TropCalia Parrilla Bar, que abre as portas ao público nesta quarta-feira (13) e funcionará todos os dias, com programação variada.
A Casa TropCalia é uma marca moderna e sofisticada que realça sabores inesperados e reconhece elementos nacionais com influência mediterrânea, da parrilla à paella. Iti Raffagnin e Isabel Salvatti, fundadores do Grupo Capitão, contam que a ideia surgiu a partir da inquietação em observar o potencial de Foz do Iguaçu, aliada à vivências que tiveram e à trajetória familiar nos ramos de gastronomia e hospitalidade. O casal tem observado novidades pelo mundo, incluindo mudanças de hábito das pessoas. “Estamos numa fronteira trinacional onde há convergência de pessoas e de negócios, o que faz a cidade estar sempre movimentada,” reforça Iti Raffagnin. “Quisemos trazer algo que combinasse com esse dinamismo”, comparam.
Menu dos trópicos
A gastronomia é o ponto alto da Casa TropCalia. Uma equipe colaborativa participou da construção do conceito, tornando possível a realização de um restaurante desse porte com cozinha show, o que também transforma os bastidores num atrativo. Durante essa jornada, Iti Raffagnin conheceu o mestre assador Luiz De Luca, de São Paulo, e o convidou para gerenciar o restaurante. Para a criação dos pratos e administração da cozinha a chef executiva Ive Nunes traz vivências de trabalhos anteriores em países tropicais e numa embaixada na Europa.
De Luca comandará a parrilla e a experiência “Sequência na Brasa”. Ele explica que a intenção foi criar um menu de churrasco completo, mas com diferenciais para enriquecer o paladar: “Uni os melhores cortes para uma base bem saborosa: ancho, picanha, fraldinha e carré de cordeiro. Nos acompanhamentos, temos itens tradicionais, mas também mais arrojados, como arroz mjadra [com lentilha e cebola caramelizada], vinagrete de abacaxi e linguini na manteiga [macarrão de tiras finas e achatadas]”.
O menu de carnes também contemplará escolhas surpreendentes como carpaccio rústico de ojo de bife com tutano e gremolata, lâminas de carne nobre e crua que ganha ainda mais sabor com tempero a base de raspas de limão. Haverá, ainda, as surpresas do churrasqueiro, especialidades ofertadas conforme a sazonalidade de alguns itens, incluindo atributos de mistério em relação ao que o paladar poderá esperar.
Na cozinha, algumas das opções são: Ceviche Três Fronteiras, Surubim na Tapioca, Paella, Moqueca, Bacalhau, e pratos típicos como o Pirá de Foz e o Barreado, servido aos sábados, além de opções sem glúten e sem lactose, como o Gnocchi de Gala (batata baroa com ragu de cogumelos trufados) e diversas opções de petiscos e pizzas.
Reconhecida pela sua singularidade ao evidenciar pratos únicos, a chef Ive Nunes, cozinha com o coração: “No nosso cardápio será possível degustar a maravilhosa comida brasileira e também a mediterrânea, da Espanha e de outras referências da Europa. Trabalhamos com comida de verdade, com especiarias e ingredientes naturais, com muita elegância na execução, valorizando ingredientes locais”.
No menu cocktail, desenvolvido pelo barman Agenor Filho, além dos drinks clássicos, a Casa TropCalia desenvolveu coquetelaria personalizada, propondo apreciações combinadas com os pratos exclusivos. As assinaturas da casa mesclam sabores refrescantes, cítricos com ingredientes nacionais como dendê, coco, mel e frutas típicas das regiões tropicais.
No palco!
Na Casa TropCalia, cada dia da semana reserva algo único, combinando música mecânica, percussão ao vivo, voz e violão, além de atrações como “Quintas Intenções” e “TropCaliente”. O embalo perpassa pela musicalidade AfroHouse, estilo que busca a sonoridade dos ritmos ancestrais e também do jazz, no projeto chamado “Batuque do Jazz”, todas as quartas feiras. Destaque para equipe de produção audiovisual da casa, que conta com profissionais capazes de usar a tecnologia de imagens para explorar ainda mais a imaginação.
Uma das exclusividades são os espetáculos criados pela coreógrafa e produtora artística Adriana Gomes em colaboração com Isabel Salvatti, com bailarinos em performance interativa. A produtora antecipa: “Essa obra nos abre uma dimensão do contexto histórico e artístico do nosso país e da essência geográfica dos ambientes tropicais”. No palco, protagonistas usarão figurinos que representam os elementos da natureza com uma assistência musical, cenografia e iluminação envolventes.
O ambiente
A Casa TropCalia tem três ambientes distintos: a Terrazza, o Salão Verde e o Salão Show Tropical, com espaço para desde encontros românticos até confraternizações e treinamentos corporativos. Marcelo Lopes, arquiteto que assina o projeto, explica que trabalhou com elementos de uma brasilidade não convencional. “Utilizamos referências da art déco nas esquadrias, espelhos, cores, imagens e objetos decorativos, em materiais como couro, veludo, revestimentos mais refinados e também a alusão à nossa fauna e flora, tudo com um padrão bem sofisticado”.
O objetivo é deixar os clientes com a sensação de que vivenciaram o extraordinário, como se tivessem sido transportados para um mundo de possibilidades infinitas. Nesse ambiente onde o inesperado surge a todo instante, os sentidos são convidados a experimentar uma fusão de sensações.
Grupo Capitão
A Casa TropCalia é o 13º empreendimento do Grupo Capitão. No ano de 2024, em que celebra 25 anos, o grupo também abriu o Capitão Bar no Km 8, em Ciudad del Este, no Paraguai, e o botequim brasileiro Santo Cupim, em Foz do Iguaçu. O Grupo Capitão é reconhecido por restaurantes de gastronomia especializada, a exemplo do Capitão Bar, Sushi Hokkai, Bona Trattoria e Maki Sushi, além de uma danceteria em Ciudad del Este, a +595 Lounge.
Serviço
Abertura Casa TropCalia Parrilla Bar
Endereço: Av. Jorge Schimmelpfeng, 550 – Centro, Foz do Iguaçu (PR)
Reservas: +55 45 9809-0120
Segunda a Quarta: 17h às 23h30
Quinta: 17h à 1h
Sexta: 17h às 2h30
Sábado: 11h às 2h30
Domingo: 10h30 às 23h30
Estacionamento próprio, serviço de reservas e espaços para eventos
@casatropcalia
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply