Missão diplomática da Sérvia visita a Assembleia Legislativa do Paraná

A segunda-secretária da Assembleia Legislativa, deputada Maria Victoria (PP) recebeu a visita do Embaixador da Sérvia, Alexandar Ristic e do Cônsul Honorário da Sérvia em Santa Catarina, Cesar Scigliano, que estão em missão diplomática com um grupo de empresários daquele país, para potencializar as relações diplomáticas entre Brasil e Sérvia. o encontro aconteceu no início da tarde desta terça-feira (12), no Gabinete da 2ª secretaria da Casa. 

A deputada Maria Victoria (PP) comentou sobre a importância de estreitar relacionamentos entre o Paraná e a Sérvia. “Recebemos hoje, com muita honra e com muito carinho, no início desta tarde, o Embaixador da Sérvia no Brasil, ele está há 10 meses em Brasília, veio para o Paraná numa missão oficial e nós tivemos a oportunidade de recebê-lo aqui na Assembleia Legislativa para falar sobre o estreitamento dos laços das duas culturas e desses dois países, para os negócios e fomento econômico, seja para o nosso estado, quanto para a Sérvia. Esteve presente também o Cônsul da Sérvia, Cesar Scigliano. Em nome da Assembleia demos as boas-vindas e nos colocamos à disposição para trabalhar em conjunto. A missão Sérvia tem hoje, ainda, uma agenda com as indústrias de plásticos do estado do Paraná e amanhã eu os acompanharei na Federação das Indústria do Paraná (FIEP) para levar e trazer oportunidades de geração de empregos e renda para os paranaenses”.

O Embaixador da Sérvia, Alexandar Ristic contou sobre a visita realizada. “ É a minha segunda visita ao estado do Paraná. Eu fui a Foz do Iguaçu há dois meses, mas agora eu estou em Curitiba. Amanhã vamos receber uma delegação de empresários da Sérvia para rodada de negócios. A Sérvia e o Brasil são países mito amigáveis, não temos problemas políticos entre nós, e ainda queremos melhorar estas relações econômicas. A delegação da Sérvia de empresários, vem para conversar com os parceiros do Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e eu creio que vamos ter uma boa reunião com nova cooperação entre os nossos países. Aqui na Assembleia a recepção foi fantástica e carinhosa, eu agradeço a deputada Maria Victória, a ex-governadora Cida Borghetti, ao senhor Diego e ao senhor Santiago por receber-me na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, eu sinto-me em casa aqui”.

O Cônsul Honorário da Sérvia em Santa Catarina, Cesar Scigliano explicou o objetivo da missão diplomática no Brasil. “O nosso propósito primeiro é o estreitamento de relações diplomáticas. A Sérvia, apesar de ser um país pequeno, tem potencial, tem muitas indústrias e tem vários setores em que somos absolutamente estratégicos. Nós viemos ao Paraná, inclusive acompanhando alguns empresários do setor da indústria plástica, e teremos reuniões na Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) que tem nos apoiado. A viagem do embaixador já está sendo absolutamente privilegiada por estarmos aqui, na Assembleia Legislativa e a parlamentar Maria Victória também tem uma ligação com a Sérvia, pois ela já esteve algumas vezes lá. Nós temos buscado por todos os meios promover aquilo que é estratégico para o Brasil e para Sérvia e os relacionamentos empresariais que promovemos na área da defesa, por exemplo, é um dos pontos mais fortes, porque a base industrial de defesa da Sérvia é gigante, é poderosíssima e nós estamos tentando realmente fortalecer parcerias com empresas brasileiras. É uma ponte de conversa no desenvolvimento de projetos estratégicos na área militar, de defesa, de inteligência e de segurança”.

Relações

As relações diplomáticas entre os dois países são marcadas por um bom diálogo político e por acordos e memorandos de entendimento bilaterais. Dados do Ministério das Relações Exteriores do Brasil demonstram que em 2020, o comércio bilateral entre os dois países atingiu USD 51 milhões. Os principais produtos exportados do Brasil para a Sérvia foram carne bovina fresca, café torrado e tabaco e os principais produtos importados do Brasil pela Sérvia foram máquinas não elétricas, tubos, canos e mangueiras, e pneus de borracha. Existem, também, acordos e memorandos de entendimento bilaterais nas áreas de defesa, policial e cooperação técnica industrial.

Participaram do encontro no gabinete da segunda secretaria, a deputada Maria Victoria (PP), a ex-governadora Cida Borghetti e o doutor Diego Campos. O presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, deputado Requião Filho (PT) esteve representado pelo seu chefe de gabinete, Luiz Gustavo Polatti e pelo assessor parlamentar da referida Comissão, senhor Santiago Martin Gallo.