Um aluno da rede pública de ensino do Paraná é destaque na etapa regional da Worldskills – competição que avalia as habilidades técnicas de estudantes do mundo todo. Erich Nathan de Souza Mendes, de 15 anos, ficou em terceiro lugar nas avaliações de Desenho Mecânico CAD na etapa estadual do torneio e está sendo considerado um dos favoritos para a fase nacional. Erich é aluno do curso de Eletromecânica do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, em São José dos Pinhais. As aulas do curso técnico começaram a ser ministradas esse ano por meio de uma parceria com o Senai. Para o diretor do colégio, Antonio Sérgio de Oliveira Setim, foi uma surpresa ter um aluno destaque em tão pouco tempo. “Com a abertura desses cursos, oportunizando aos estudantes uma experiência nova na formação deles, a gente descobrir o Erich que, com apenas quatro meses de preparação, conseguiu trazer uma medalha de bronze, é fantástico.”
Homenagem
Na última terça-feira, 5 de novembro, Erich foi homenageado na Assembleia Legislativa do Paraná. O estudante recebeu votos de congratulação dos parlamentares, homenagem proposta pelo deputado Paulo Gomes. “A gente sabe que o mercado de trabalho, muitas vezes, tem a vaga, mas não tem a pessoa qualificada para ocupá-la. E pessoas como ele, demonstram que é importante o estudo para valorização inclusive salarial. Por isso, essa homenagem: a demonstração que estamos valorizando os estudantes – neste caso, um aluno da Rede Estadual de Ensino –, para que compreendam que, quanto mais capacitados estiverem, melhores chances para o mercado de trabalho certamente acontecerão”, afirmou Paulo Gomes.
Worldskills
A Worldskills é considerada a maior olimpíada internacional de ensino técnico do mundo. A competição avalia os conhecimentos dos estudantes em áreas da indústria e do comércio, em 56 profissões. O torneio dura quatro dias, durante os quais os alunos têm que responder a desafios de suas áreas dentro de padrões internacionais de qualidade. A etapa mundial da competição vai ser em 2026, em Shangai, e cada país participante poderá enviar apenas um representante por área. Conseguir essa vaga é o próximo desafio de Erich, que nem esperava chegar tão longe. “O Senai mesmo achava que seria só uma experiência, que a gente ia para conhecer o processo, as provas. Mas, consegui o terceiro lugar, né? Superou as expectativas. Agora vai ser bastante treino. Nesses próximos dias vou descansar e no próximo ano volto com força total”, disse Erich.
Leave a Reply