Em Foz, dois grandes eventos marcam encerramento do centenário da matriz São João Batista, em dezembro

A matriz São João Batista preparou uma programação especial para fechar os festejos do seu centenário. A igreja católica mais antiga de Foz do Iguaçu teve um ano marcado por muitos desafios e conquistas, entre eles, a concretização da pintura de artes sacras – em estágio quase final. A igreja se transformou num ponto turístico e religioso de Foz do Iguaçu cada vez mais visitado.

A programação inclui jantar dançante com cardápio elaborado, no dia 7 de dezembro, e um show totalmente gratuito no dia 13 de dezembro, no pátio da matriz, com a dupla Álvaro e Daniel. Na ocasião, haverá barracas com comidas especiais preparadas pelas pastorais e movimentos da comunidade São João Batista.

“É uma forma de agradecer aos fiéis pela grande contribuição que tem permitido muitos avanços na nossa paróquia”, agradece o pároco padre Wilian Alves de Paiva. Este ano, a matriz ganhou uma nova roupagem, com a pintura de artes sacras em todo o espaço, novos vitrais e portas. “Tudo isso só foi possível graças à ajuda da comunidade”, acrescenta Valdir Garbin, coordenador do Conselho Econômico da igreja.

Leia também

No dia do centenário, comemorado em 24 de junho, houve festa junina especial, com um memorial da igreja contando a história da paróquia desde a sua fundação, pelos olhos das pastorais e movimentos. Com ação entre amigos e distribuição de carnês e festas, a igreja conseguiu mobilizar recursos para as obras.

Programação

O jantar dançante será no dia 7 de dezembro, às 20h, no Viale Cataratas Hotel, com um cardápio refinado e música da melhor qualidade. Além de celebrar com os paroquianos, a iniciativa tem como objetivo arrecadar recursos para finalizar as artes sacras.

O convite custa R$ 350 por casal ou R$ 175 por pessoa, incluindo bebidas como sucos, refrigerantes, vinho e chope. São apenas 300 lugares. O menu é composto por entradas, como linguiça artesanal de frango com tomate seco e rúcula, linguiça artesanal de pernil com bacon, linguiça artesanal de costela bovina com bacon, coxinha da asa e canudos de maionese.

O prato principal é composto por medalhão bovino ao molho madeira, pernil e paleta de cordeiro cozido ao vinho, coxa e sobrecoxa desossada e recheada assada, tudo acompanhado de arroz branco, farofa, macarrão à bolonhesa, macarrão ao molho branco, maionese, mandioca, vinagrete e saladas. Dois tipos de sobremesa serão servidos: pudim de leite condensado e pudim de café. As vendas serão feitas nas missas e também na secretaria da paróquia.

Show

Já o show com a dupla católica Álvaro e Daniel, no dia 13 de dezembro, às 20h, vai trazer um repertório cheio de música religiosa, entre elas, “Aleluia”, que deu visibilidade nacional aos cantores, que antes se apresentavam como músicos sertanejos. Depois de 9 anos como dupla sertaneja, com um trabalho consolidado, música em novela global, contrato com gravadora nacional, a dupla passou por um processo de conversão e, com isso, Álvaro e Daniel iniciaram a caminhada como músicos católicos.

A primeira porta aberta para eles veio através da Obra Evangelizar é Preciso, pelo Padre Reginaldo Manzotti. O repertório inclui ainda “Mãe de Pentecostes”, “Maria Porta do Céu” e “Glorioso São José”. Durante esse período, Álvaro e Daniel foram premiados três vezes como melhor grupo vocal católico, entre outras premiações.

com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz