A deputada estadual Maria Victoria (PP) destacou a parceria com a Federação dos Agricultores do Estado do Paraná (FAEP) em iniciativas para o desenvolvimento do setor, e reforçou o apoio aos produtores rurais durante o encerramento do Programa Agrinho, nesta segunda-feira (4), em Pinhais.
Maria Victoria afirmou que todos os anos faz questão de prestigiar o Agrinho para “ver de perto o trabalho dos estudantes e professores de todas as regiões do Paraná. É uma iniciativa da FAEP que inspira crianças e jovens a serem protagonistas dos seus futuros”.
A deputada destacou ações desenvolvidas em parceria com o a FAEP e com o setor produtivo paranaense, a exemplo da lei do Hidrogênio Renovável e do projeto que busca ampliar o acesso à internet nas zonas rurais
“Estou à disposição continuar fazendo projetos de lei com o know-how de vocês que façam a diferença na vida da população do Paraná e do Brasil”, disse.
O primeiro-secretário da Casa, deputado Alexandre Curi (PSD), disse em seu discurso que o evento celebra o talento e o trabalho de estudantes e professores que participam do programa. “Há mais de 30 anos esse programa tem conectado com o nosso solo e com a nossa cultura, que mostra que o agronegócio é um ambiente de inovação”, declarou Curi.
Anfitrião do evento, o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, destacou o alcance e os números expressivos do Agrinho. O líder rural também enfatizou a importância do programa, que “contribui com o desenvolvimento das novas gerações e da agropecuária”.
“O Agrinho incentiva crianças e jovens a conhecer e respeitar o agro. É fundamental a participação de alunos, pais, professores e diretores das escolas da rede pública e privada do Paraná”
O vice-governador do Paraná, Darci Piana, lembrou que os impactos do Agrinho são tão positivos que o programa já foi levado a outros cinco estados – Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rondônia e Ceará, abrangendo 3,7 milhões de participantes por ano.
Internet
Recentemente a deputada Maria Victoria protocolou o projeto de lei 602/2024 para estimular a ampliação do acesso à internet com cobertura de rede móvel, superior a 4G, nas áreas rurais do Paraná.
“Uma iniciativa para garantir acesso à internet de qualidade aos 399 municípios do Paraná. Isso é fundamental para reduzir desigualdades, aumentar a produtividade, fortalecer as cadeias produtivas e promover o desenvolvimento sustentável”.
Segundo ela, levantamento georreferenciado realizado pelo Governo do Estado aponta que 49% das áreas rurais ainda não estão conectadas no Paraná.
A deputada afirma que com a instalação de antenas e infraestrutura de conectividade nas zonas rurais, os pequenos, médios e grandes produtores terão acesso a informações para melhorar a eficiência e sustentabilidade das atividades.
Agrinho
A cerimônia reuniu mais de 4 mil pessoas, entre alunos, pais e educadores, advindos de todas as regiões do Paraná. Em sua 29ª edição, o programa terminou com 2.578 participantes premiados. Realizada nas redes pública e privada de ensino, a edição teve como tema “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”.
O programa é levado às salas de aula em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e com outras entidades e apoiadores. Ao longo do ano, com materiais didáticos próprios e distribuídos gratuitamente às escolas, o Agrinho tem uma proposta pedagógica inovadora, pautada em princípios como colaboração, interdisciplinaridade, transversalidade e pesquisa.
No total, 3.741 unidades escolares aderiram à iniciativa, entre escolas estaduais, municipais, particulares, colégios agrícolas e Apaes. Além disso, o programa também se estende por categorias inovadoras, afinadas com as novas demandas da sociedade, como Robótica, AgroRobótica e Programação.
Leave a Reply