Equipe do Parque das Aves participa do VI Encontro de Educadores da AZAB em Ubatuba

Educadores do Parque das Aves participarão do VI Encontro de Educadores, promovido pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil – AZAB. O evento, que acontece entre os dias 29 e 31 de outubro em Ubatuba, São Paulo, é um importante espaço de troca de experiências e desenvolvimento de novas abordagens na educação para a conservação.

“Participar do Encontro de Educadores da AZAB nos dá a chance de trocar experiências com outras instituições, buscando sempre a inovação e as melhores abordagens para comunicar nosso trabalho para as pessoas. Esses três dias de interações com colegas de zoológicos e aquários de todo o Brasil serão extremamente enriquecedores e nos trarão ferramentas para fortalecer ainda mais nossas atividades de educação para conservação direcionadas aos visitantes do Parque das Aves”, comenta Gabriela Possato Moreira, Supervisora Pedagógica de Educação para Conservação, que vai participar do encontro junto com Abner Terme Irala, Supervisor Operacional de Educação para Conservação.

O Parque das Aves, que se destaca pela sua atuação voltada à conservação da biodiversidade da Mata Atlântica, tem utilizado a educação para a conservação como uma das principais ferramentas de sensibilização do público. E durante o encontro, Gabriela e Abner apresentarão os resultados da campanha “Diga Não ao Tráfico de Animais”, realizada em Foz do Iguaçu, com uma atividade de observação de papagaios no Gramadão da Vila A. Essa campanha faz parte de uma iniciativa mais ampla da AZAB para combater o tráfico de animais silvestres e conscientizar a população sobre os perigos dessa prática ilegal.

Leia também

“Estamos muito animados para apresentar os resultados da campanha ‘Diga Não ao Tráfico’. Foi uma ação significativa para a comunidade local de Foz do Iguaçu e queremos compartilhar como essa experiência pode ser replicada em outras regiões do Brasil. Essa troca de ideias será fundamental para fortalecer nosso compromisso com a conservação e a sensibilização sobre o tema”, destaca Abner.

O VI Encontro de Educadores da AZAB

Desde 2016, o Encontro de Educadores da AZAB reúne profissionais de zoológicos e aquários de todo o Brasil para compartilhar conhecimentos e fortalecer suas atividades de sensibilização ambiental. O evento é uma plataforma para que instituições associadas possam discutir ferramentas, visões e estratégias inovadoras, sempre com o objetivo de aprimorar o trabalho de educação e conservação da fauna sob cuidados humanos.

“Acredito que eventos como esse são essenciais para nos mantermos atualizados e conectados com o que há de mais eficaz no campo da educação ambiental. Nosso objetivo é continuar sendo uma instituição de referência na sensibilização sobre a conservação de espécies da Mata Atlântica, e esse encontro vai nos ajudar a alcançar novas formas de impactar o público”, finaliza Gabriela.

Além das apresentações de projetos, como a campanha “Diga Não ao Tráfico”, o encontro contará com palestras, mesas redondas e workshops que abordarão as melhores práticas em educação ambiental, o uso de novas tecnologias para alcançar diferentes públicos e estratégias para engajamento de comunidades locais em ações de conservação.

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz