Parque Nacional do Iguaçu lança Projeto Político-Pedagógico mediado pela Educação Ambiental (PPPEA)

Na sexta-feira, dia 19 de outubro, cerca de 40 pessoas estiveram presentes, na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, para o lançamento do Projeto Político-Pedagógico mediado pela Educação Ambiental (PPPEA) do Parque Nacional do Iguaçu. O projeto visa a aproximar a comunidade do parque unindo as boas ideias e anseios ao dia a dia da unidade de conservação.

Diesse Sereia, que é professora na UTFPR de Dois Vizinhos, comentou sobre a criação do PPPEA: “Fui coordenadora na elaboração do documento, juntamente com uma equipe muito grande de todo o país. Nós entregamos esse documento, que é apenas o começo de uma nova história na educação ambiental crítica na unidade de conservação. Esse documento tem o papel de nortear as próximas ações de educação ambiental que serão realizadas no entorno do parque.”

O projeto foi desenvolvido de forma colaborativa, contando com a participação ativa de moradores, comunidades tradicionais, povos indígenas, estudantes, pesquisadores e gestores. Com uma visão partilhada sobre os desafios e oportunidades do território, os envolvidos no projeto contribuíram para fortalecer o sentimento de pertencimento e responsabilidade ambiental.

José Ulisses Santos, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, falou da importância do projeto para a sociedade: “Lançamos o PPPEA, um marco para o Parque Nacional do Iguaçu, por trazer um olhar da população, da sociedade, e não dos gestores, o que nos permite manter um diálogo com a comunidade. Esse documento traz uma série de anseios, mapeia os problemas, os conflitos, as oportunidades de desenvolvimento do turismo ecológico e do turismo rural.”

Leia também

O chefe da unidade concluiu ressaltando a importância do projeto para a visibilidade do parque: “Fazendo do Parque Nacional do Iguaçu um centro, uma área núcleo de desenvolvimento social, local e regional, com conservação, com sustentabilidade, com geração de benefícios para toda a população do entorno do parque, recomendo que o leiam, ele estará disponível em nossas redes sociais.”

Link para download do documento PPPEA.

Visite o Patrimônio Mundial Natural – Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu é recomendado adquirir o ingresso antecipadamente, pelo site oficial, com escolha do dia e horário.

Em caso de necessidade, é possível reagendar a visita por meio do cadastro feito no momento da compra. Os passeios ao amanhecer, pôr do sol e durante a noite possuem vagas limitadas.

Para mais informações sobre o Parque Nacional do Iguaçu, entre em contato com a Naipi, assistente virtual do parque, pelo WhatsApp: 45 3521-4438.

Crédito das fotografias: Vitor Barbato

Mais informações
[email protected]
www.cataratasdoiguacu.com.br

com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz