Secretario de Turismo e Projetos Estratégicos, André Alliana em 3º Integra BWT. Crédito das foto: Ana Azevedo/M&e
Capacitação foi realizada no 3º Integra BWT, evento que acontece na cidade até o final desta semana.
Na última segunda-feira (21), a Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu (SMTU) participou do 3º Integra BWT. O evento, organizado pela própria BWT Operadora, é itinerante e engloba capacitação técnica do Destino, networking e imersão cultural. Em 2024, com a escolha do estado do Paraná e da cidade de Foz do Iguaçu para serem anfitriãs, a ação acontece no Hotel Wish Foz do Iguaçu, com término previsto para o dia 25 deste mês.
Durante a semana, estão participando cerca de 120 agentes de viagens, vindos dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Todos selecionados pela própria operadora, a partir de um critério de produtividade em vendas. Já pela Secretaria, estiveram presentes a executiva, Neumari Cristhine, o diretor de Marketing e Eventos, Renato Baldissera, e o secretário de Turismo, André Alliana. Também palestraram, na data, representantes dos principais atrativos, como Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves e Complexo Turístico Itaipu.
Em sua palestra, Alliana destacou o papel da SMTU e a relevância do Parque Nacional para a cidade, além de expor o segmento de aventura, o qual Foz vem investindo, por meio do Aguaray Ecosport e a empresa Wellness.
“A Integra BWT é uma excelente oportunidade para os agentes fazerem treinamentos teóricos e conhecerem na prática como funciona cada um dos atrativos que eles estão vendendo. É sempre interessante que quem vende efetivamente, conheça o produto, porque ele terá vivido a experiência e conseguirá resultar em mais vendas”, explica Alliana.
E continua. “O Munícipio de Foz do Iguaçu tem trabalhado muito para que atividades como essas de operadores aconteçam na cidade, para que Foz seja cada vez mais alvo de eventos e divulgada no mercado turístico”, finaliza.
Segundo o Secretário, a BWT deve voltar ainda no ano seguinte, para reunir novamente seus revendedores no Destino e realizar uma capacitação focada no Brasil.
Por sua vez, os demais representantes da Secretaria apresentaram os novos passeios do parque: Amanhecer, Entardecer e Anoitecer nas Cataratas, que possibilitam o visitante ver as quedas em momentos únicos do dia, e mencionaram os demais, como: Macuco Safari, Trilha do Poço Preto e Passeio de Helicóptero.
Para o diretor de Marketing e Eventos, Renato Baldissera, a presença da Secretaria no evento, junto aos principais atrativos turísticos, foi fundamental para a promoção da cidade.
“Esse contato permite destacar nossos atrativos e fortalecer a imagem de Foz como um Destino internacional e de referência, promovendo um relacionamento mais próximo e gerando oportunidades de negócios que impulsionarão ainda mais nosso fluxo de visitantes”, afirma.
E a executiva Neumari também concorda que o evento foi positivo.
“É muito bom estar recebendo uma ação de uma operadora que é do Paraná, com profissionais qualificados. Cerca de um terço desses profissionais nunca estiveram em Foz. Então, é uma forma da SMTU estar mais perto dos agentes e entender suas necessidades, para que eles vendam melhor nossa cidade”.
Novos atrativos
Entre os passeios apresentados pela equipe da Secretaria de Turismo aos agentes, estão: o Amanhecer nas Cataratas, onde o visitante entra no Parque Nacional do Iguaçu antes de sua abertura, assiste ao nascer dos primeiros raios de sol no local e toma um café da manhã, no Restaurante Porto Canoas.
O Pôr do Sol nas Cataratas, que conta com música ao vivo, brindes de boas-vindas e as luzes do entardecer. E o Noite nas Cataratas, que ocorre após o fechamento do Parque, proporciona um panorama de céu estrelado e/ou de lua cheia e conta também com um jantar incluso de massas e vinhos, no Restaurante Porto Canoas.
Dentre as demais opções mencionadas estão o Caminho do Poço Preto do Parque Nacional. Com um trajeto de 9km, ele pode ser feito por conta própria a pé, sem custo adicional ao valor já pago para entrar no Parque, ou realizado de bicicleta (Poço Preto – Bike Tour), com um guia especializado e que informa curiosidades sobre a fauna e flora local.
Já a Expedição Iguaçu do Aguaray Eco Esporte consiste em caminhadas por trilhas, aliadas a um percurso feito em caiaque ou em Stand Up (Sup – Stand Up Paddle) e termina com um banho de cachoeira no Rio Iguaçu.
Há ainda o Secret Falls, que leva a trilhas escondidas dos rios da cidade, com banho de cachoeira, podendo ser feito em meio-dia ou em um dia inteiro, com almoço incluso.
E no segmento de bem-estar, foram igualmente citadas algumas das opções da empresa Iguazú Wellness. Presentes em espaços do Parque Nacional, nas trilhas do Vivaz Cataratas Resorts ou na floresta às margens do Rio Iguaçu, são mais de 20 experiências que podem ser adquiridas, entre elas: Íon Terapia, Banho de Floresta, Yoga e Meditação.
Leave a Reply