Entre os dias 23 e 25 de outubro de 2024, acontece em Foz do Iguaçu o 8º Encontro Internacional de Piano Contemporâneo, que terá como temática central a música latino-americana para piano dos séculos 20 e 21. A programação inclui conferências, recitais-palestra, mesas-redondas e concertos, que serão realizados em espaços da UNILA, da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e da Escola Superior de Belas Artes (ESBA) da Universidad Nacional del Este (UNE), no Paraguai.
Neste ano, o evento presta homenagem à pianista argentino-brasileira Beatriz Balzi (1936-2001) que foi pioneira na divulgação da música contemporânea latino-americana, por meio de performances e gravações de obras de compositores e compositoras de todo o continente. A programação completa está disponível no site.
As atividades ocorrerão diariamente das 9h às 20h, reunindo pesquisadores, artistas e entusiastas da música. Também fazem parte da programação três concertos noturnos que serão abertos para a comunidade, em Foz do Iguaçu e Ciudad del Este. Na quarta-feira (23), às 20h, será realizado o concerto Música Uruguaya del Siglo XX com Mayra Hernández, na Fundação Cultural (Rua Benjamin Constant, 62). Já na quinta (24), o evento receberá o grupo grego Pythia Trio, que procura celebrar a música pianística contemporânea e explorar novas formas de interagir com a audiência. A apresentação com seis mãos no piano será às 20h na Fundação Cultural. Na sexta-feira (25), o auditório da Universidad Nacional del Este (Campus Km 8 Acaray, Calle Universidad Nacional del Este y Rca. del Paraguay, Barrio San Juan) será palco do concerto com o pianista paraibano Uaná Barreto, que trará um repertório composto por composições próprias e arranjos de temas de figuras importantes da música popular brasileira, como Guinga, Hermeto Pascoal e Baden Powell.
Iniciado em 2016 pelo no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGMUS), o Encontro Internacional de Piano Contemporâneo é um evento itinerante que tem a proposta de promover a partilha, socialização, debate e reflexão sobre pesquisas e atividades artísticas em torno do piano. A 8ª edição do evento é organizado pela UNILA por meio do projeto de extensão Ciclo Sonoro e do Núcleo de Pesquisa em Música Latino-Americana, juntamente com o PPGMUS/UFMG.
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply