Faltando aproximadamente dois meses para o início da temporada do verão 2024/2025, aumentou a procura em Ciudad del Este, no setor de regularização ou emissão de documentos essenciais para as viagens em férias a outros países. O Brasil, e especialmente a região litorânea, é um dos principais destinos dos paraguaios nas viagens de verão. O Departamento de Identificação da capital do departamento (estado) de Alto Paraná afirma que já está preparada para a grande demanda do período.
Todos os anos, milhares de cidadãos paraguaios cruzam a Ponte da Amizade, em direção às praias do Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Salvador, na Bahia. De acordo com o Departamento de Identificação de Ciudad del Este, entre 450 e 500 pessoas tem procurado o local diariamente, para realizar procedimentos, como renovação de carteira de identidade, pedido de certidões de antecedentes e passaportes.
O aumento é esperado devido as férias de final de ano, quando muitas pessoas necessitam de passaporte e outros documentos para viajar, ressalta La Clave. À rádio, o Comissário-Chefe Flaminio Mendoza, chefe do escritório na capital do Alto Paraná, destacou as melhorias implementadas nos serviços oferecidos aos cidadãos.
“As infraestruturas e os sistemas digitais permitiram reduzir os tempos de espera, garantindo que os cidadãos não tenham de passar longas horas em filas, como aconteceu em anos anteriores”, indicou. Mendoza enfatizou que o objetivo é minimizar transtornos para os usuários, principalmente aqueles que necessitam de autorização de trabalho para administrar seus documentos.
Agilidade
“É importante que as pessoas não esperem muito. Todos sabemos que eles têm as suas atividades diárias e procuramos garantir que os procedimentos sejam realizados de forma rápida e eficiente”, frisou. De olho no futuro próximo, o departamento está se estruturando para garantir um atendimento fluido e eficaz diante do esperado aumento de atendimentos.
Leia também
O oficial se referiu ainda que “estamos precisamente a preparar a estrutura desse circuito”, salientando que estão a ser feitos esforços para incorporar mais pessoal e outros recursos. Além disso, confirmou que o departamento regional a seu cargo já imprime bilhetes de identidade, tanto de adultos como de menores, satisfazendo a procura diária de entre 200 e 240 documentos.
Precaução e filas
“Em Ciudad del Este temos máquinas para imprimir carteiras de identidade, sejam de adultos ou de menores”, destacou o policial. Apesar das precauções adotadas pelas autoridades no país vizinho, é comum nos períodos de férias de verão se formar filas na região da Ponte da Amizade, especialmente na aduana brasileira, tanto para entrada como saída do país.
No ano passado, a temporada de travessia pela fronteira mais movimentada do país começou bem antes da estação mais quente do ano. Alguns paraguaios relataram até três horas esperando na fila para um “processo de 10 segundos”, conforme relato de turista registrado pelo GDia. Do lado brasileiro, a Polícia Federal tenta implantar um sistema 100% digital e gratuito, para agilizar o processo.
Com o aplicativo STI Mobile no celular, basta chegar ao local e colocar o aparelho para ler um QR Code nos espaços apropriados nas aduanas das pontes da Amizade (Paraguai) e Tancredo Neves (Argentina).
Com informações do GDia
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply