Exclusivo: a mais recente pesquisa eleitoral aponta para uma mudança significativa no cenário eleitoral de Foz do Iguaçu para as eleições municipais de 2024. O General Silva e Luna (PL), ex-diretor-geral da Itaipu, assumiu a liderança e tem 39,2% das intenções de voto, ultrapassando o ex-prefeito Paulo Mac Donald (PP), que agora conta com 33,0%.
A pesquisa foi realizada pela Futura Inteligência em parceria com o instituto 100% Cidades e está sendo divulgada com exclusividade pelo Diário de Foz.
Esses resultados marcam uma virada importante em relação à pesquisa anterior, divulgada em abril deste ano, na qual Paulo Mac Donald liderava com 35,5%, enquanto Silva e Luna estava em segundo lugar com 19,1%. A nova pesquisa revela ainda Airton José (PSB), que não havia sido sondado anteriormente, com 7,1% das intenções de voto, e Sâmis da Silva (PSDB) com 5,8% – o tucano tinha 11,6% das intenções de voto na pesquisa anterior.
Jurandir De Moura Latinha (Rede) registrou 1,2% das intenções de voto, enquanto Zé Elias (União Brasil) aparece com 0,2%. Os eleitores que declararam intenção de votar em branco ou nulo somam 2,3%, e aqueles que não souberam ou preferiram não responder representam 11,2% do total.
Vale destacar que as duas pesquisas da Futura foram realizadas com um intervalo superior a quatro meses, e que na primeira pesquisa havia nomes que não chegaram a ser oficializados como candidatos. Este é o caso de alguns candidatos que apareceram no levantamento anterior e agora não figuram mais entre os nomes sondados.
“A pesquisa revela uma clara polarização entre o General Silva e Luna e Paulo Mac Donald, apontando um empate técnico entre os dois candidatos, inclusive nas simulações de um possível segundo turno. É importante ressaltar que estamos no início do processo eleitoral, o que significa que o cenário pode mudar à medida que as campanhas ganhem força nas ruas, na internet, nas rádios e TV, além dos debates que irão ocorrer”, diz José Luiz Orrico, fundador e diretor político da Futura Inteligência..
Segundo ele, outro dado relevante é o alto índice de eleitores indecisos nas pesquisas espontâneas (quando escolhem um candidato sem receber uma lista de opções), que corresponde a cerca de 30% dos eleitores. “Isto indica que pode haver um desempate na disputa entre os dois principais candidatos, como também abrir espaço para o crescimento de outras candidaturas. Diante desse cenário, tudo indica que a eleição em Foz do Iguaçu será bastante acirrada”, completa.
Cenários de Segundo Turno Mostram Disputa Acirrada
Os cenários de segundo turno projetados pela pesquisa Futura/100 Cidades indicam uma disputa bastante acirrada entre os principais candidatos à prefeitura de Foz do Iguaçu.
No cenário principal, em que o General Silva e Luna (PL) enfrenta Paulo Mac Donald (PP), há um empate técnico, com Mac Donald aparecendo ligeiramente à frente com 46,1% das intenções de voto contra 45,7% de Silva e Luna.
Paulo lidera ainda contra Airton José e Sâmis da Silva.
Outro possível cenário de segundo turno entre Silva e Luna e Airton José mostra uma vantagem mais confortável para Silva e Luna, que lidera com 54,4% contra 28,9% de Airton José. No cenário em que Silva e Luna enfrenta Sâmis da Silva, ele mantém a liderança com 59,7% das intenções de voto, comparado aos 22,2% de Sâmis.
Ou seja, a corrida eleitoral permanece aberta e qualquer um dos principais candidatos pode consolidar o apoio necessário para vencer no segundo turno.
Rejeição dos candidatos
A pesquisa Futura/100 Cidades também abordou a rejeição dos candidatos, revelando quais deles têm maior dificuldade em conquistar votos. Sâmis da Silva (PSDB) lidera em rejeição, com 42,9% dos eleitores afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Em seguida, Jurandir De Moura Latinha (PSOL) aparece com 33,7% de rejeição, e Zé Elias (União Brasil) tem 21,2%. O General Silva e Luna (PL) registra uma rejeição de 19,1%, enquanto Sergio Caimi, que foi estimulado em cenários anteriores, conta com 17,1%.
Airton José e Paulo Mac Donald apresentam rejeições mais baixas, com 16,9% e 16,4%, respectivamente. Apenas 5,5% dos entrevistados afirmaram não rejeitar nenhum dos candidatos, enquanto 0,5% rejeita todos, e 8,7% não souberam ou não quiseram responder.
Pesquisa eleitoral Futura em Foz do Iguaçu
Ao todo, foram realizadas 400 entrevistas com eleitores de Foz do Iguaçu. A pesquisa tem uma margem de erro de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e um índice de confiança de 95%, o que assegura a confiabilidade dos resultados. O período de coleta de dados ocorreu entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro de 2024, e o levantamento está registrado sob o número PR-07815/2024.
Sobre o 100% Cidades
O projeto 100% Cidades é uma iniciativa de mapeamento econômico e político
das cidades brasileiras, fornecendo uma análise completa do brasileiro, por
meio de informações setoriais e regionalizadas das maiores cidades do país.
A iniciativa, realizada pela Futura, busca fornecer dados precisos e insights
valiosos para o setor privado e público, permitindo a compreensão aprofundada
das dinâmicas econômicas e políticas do Brasil.
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply