Foz do Iguaçu sedia 14ª Cumbre Ordinária da Comunidade de Polícias das Américas (Ameripol)

Foz do Iguaçu sedia, nos dias 3 e 4 de setembro, a 14ª Cumbre Ordinária da Ameripol. Durante os dois dias, haverá uma extensa programação, incluindo painéis, palestras, informes, votações, assinaturas de memorandos de entendimentos e reuniões bilaterais.

A Ameripol (Comunidade de Polícias das Américas) é um organismo regional de cooperação policial internacional dedicado ao intercâmbio de informações policiais, à realização de operações conjuntas e à capacitação entre seus membros. Sua sede é em Bogotá, Colômbia, e conta com 36 policiais de 30 países do continente americano como membros permanentes, além de 32 membros observadores, incluindo organismos internacionais como a INTERPOL, OEA, UNODC, Cruz Vermelha e outras forças policiais da Europa, Ásia, África e Oceania.

As Cumbres Ordinárias contam com a presença das principais autoridades da segurança pública das Américas e observadores de todos os continentes, representando uma oportunidade para o debate sobre os rumos do enfrentamento às organizações criminosas e aos crimes transnacionais e para o estreitamento de laços entre os membros.

Leia também

Estima-se a presença de cerca de cinquenta autoridades, incluindo dirigentes máximos das polícias em seus países, representantes governamentais, organismos internacionais e observadores de diversos segmentos, tanto nacionais quanto internacionais.

Foz do Iguaçu foi escolhida como sede deste evento por sua localização estratégica na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, simbolizando a cooperação entre os povos e suas forças policiais e pela infraestrutura turística.

O evento é organizado pelo Governo Federal. Entre os patrocinadores estão Itaipu Binacional, BNDES, Caixa, Ministério do Interior dos Emirados Árabes Unidos, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), I2LEC e Santander. Os apoiadores incluem a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (ADEPOL), a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz