Sâmis vai incentivar pequenas e grandes empresas na contratação de pessoas com deficiência

O candidato a prefeito de Foz do Iguaçu Sâmis45 assinou, nesta sexta-feira (30), uma carta compromisso com a APAE, entidade que há 46 anos presta atendimento às pessoas com deficiência (PCDs) nas áreas da assistência social, saúde e educação.

Em um encontro com funcionários e a diretoria da instituição, Sâmis45 falou das propostas e políticas públicas previstas para sua gestão, garantindo acesso à saúde, educação e assistência social, suporte às famílias, inclusão de PCDs no mercado de trabalho, acessibilidade e apoio às instituições locais.

Boa parte das propostas sugeridas pela APAE já constam no Plano de Governo do candidato e tratam da garantia de direitos às pessoas com deficiência em diferentes áreas.

A inclusão no mercado de trabalho, com a geração de emprego e renda, é uma das prioridades. “Vamos incentivar pequenas e grandes empresas na contratação de PCDs através de incentivos fiscais e no suporte para adaptações no local de trabalho. Também vamos desenvolver programas de capacitação e reabilitação profissional para preparar as pessoas com deficiência para o mercado de trabalho”, explicou o candidato.

Apoio às instituições

O apoio às instituições que atendem alunos e famílias de pessoas com deficiência está garantido na gestão de Sâmis45 e Fernando Maraninchi.

“Vamos fornecer financiamento e recursos para instituições, apoiar projetos e melhorar a infraestrutura e os serviços prestados. Também teremos programas, como a Vaca Mecânica e a Padaria Comunitária, onde as entidades e as famílias terão acesso a uma alimentação de qualidade”, adiantou.

Acessibilidade nas escolas

Sâmis45 também vai investir na formação e capacitação dos professores da Rede Municipal e melhorar a infraestrutura escolar, para que todas as unidades de ensino (50 escolas e 45 Cmeis) garantam acessibilidade, com rampas, sinalização em braile, materiais educativos adaptados e equipamentos adequados. O mesmo vale para espaços públicos e o transporte coletivo.

“A inclusão é um pilar essencial para o desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária. Em Foz do Iguaçu, estamos comprometidos a criar um ambiente onde todas as pessoas, independentemente de suas habilidades, possam participar plenamente da vida comunitária”, comentou.

Orientação e Aconselhamento

Famílias de pessoas com deficiência receberão orientações jurídicas e assistência financeira através da Prefeitura. Os serviços de orientação vão garantir os direitos dos PCDs e os recursos ofertados pelo Governo Federal, como o BPC, além dos atendimentos realizados pela Assistência Social, Saúde e Educação.

com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz