Para debater e apresentar inovações para o controle dos nematóides, a Corteva Agriscience integra o Congresso Brasileiro de Nematologia, de 1 a 5 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR), que ocorre juntamente com o 54th Annual Meeting of ONTA (Organization of Nematologists of Tropical America). Na 39ª edição do evento, com o tema “Nematoides além da Fronteira do Mercosul”, a empresa destacará o nematicida biológico Lumialza™ para o tratamento de sementes das culturas de algodão, milho e soja.
A inovação possui a bactéria Bacillus amyloliquefaciens (cepa PTA-4838), organismo que ocorre naturalmente e coloniza a região da raiz para criar uma barreira biológica contra uma ampla gama de nematoides nocivos, sem interrupção das atividades de organismos benéficos ao solo, oferecendo uma proteção eficiente logo no início do estabelecimento da cultura, podendo estender-se durante todo o ciclo da cultura. E, por conta desta característica, a população de bactérias se desenvolve na mesma.
Prejuízos de até R$ 35 bilhões em soja e milho
Um dos principais desafios para os produtores brasileiros de soja e milho é o controle de nematoides, organismos que agem diretamente nas raízes das plantas, impedindo ou interferindo na absorção de água e nutrientes, sendo mais perceptíveis nas situações de seca.
Leia também
Esse problema pode ser responsável por favorecer também a incidência de outras doenças, como a podridão vermelha da raiz (Fusarium), causando perdas severas na produção das lavouras em soja – superiores a 50% -, e no milho, de até 36%, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nematologia, que considera que os nematoides podem causar prejuízos anuais na ordem de até R$ 35 bilhões.
Mais sacas de milho por hectare
A Corteva realizou um estudo, durante a segunda safra de milho em 2023, em mais de 400 áreas comerciais de todas as regiões brasileiras, para comparar o uso de LumialzaTM, com tratamento da empresa sem a solução no controle de nematoides.
Segundo o levantamento, houve um incremento médio de 3 sacas por hectare nas áreas onde havia o tratamento com LumialzaTM comparando com as áreas sem o uso do bionematicida. A pesquisa detectou outras melhorias, como vigor de planta, comprimento de raiz, diâmetro de colmo e peso de grão. Vale destacar que os níveis de infestação de nematoides nestas mais de 400 áreas variavam entre alto, médio, baixo e sem a presença da praga, mostrando os benefícios do LumialzaTM mesmo em áreas sem nematoides.
“O tratamento de sementes é fundamental para que o agricultor tenha sua lavoura protegida contra os nematoides, evitando severas perdas produtivas ocasionadas pela praga. No Congresso, vamos trazer os diferenciais e os resultados de campo com LumialzaTM e a sua eficiência no controle de nematoides em todas as regiões brasileiras”, destaca Diego Rorrato, Líder do Portfólio de Tratamento de Sementes da Corteva.
Cotonicultor também protegido
Sempre investindo em pesquisa e desenvolvimento e levando cada vez mais soluções completas aos agricultores, a Corteva segue apostando na área de Tratamento de Sementes e recentemente, expandiu a bula de LumialzaTM aos cotonicultores com registro para o nematoide reniforme (Rotylenchulus reniformis), uma das espécies mais relevantes na cultura do algodão
Lumialza™ é indicado para controlar as principais raças de nematoides, como os nematoides-das-galhas (como o Meloidogyne incognita), os nematoides-de-cisto (Heterodera glycines) e nematoides-das-lesões-radiculares (Pratylenchus spp), em soja e milho, ativando a produção de hormônios na planta, proporcionando maior desenvolvimento radicular e da parte aérea. Além disso, recentemente, o produto recebeu registro para controlar o nematoide-das-galhas (Meloidogyne javanica) em soja e nematoide-das-lesões (Pratylenchus zeae) em milho.
Sobre a Corteva
A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global agrícola que combina inovação e liderança do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os principais desafios agrícolas do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos, produtos digitais e serviços. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com stakeholders em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e consomem, garantindo o progresso das próximas gerações. Mais informações disponíveis no site da Corteva.
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply