O entrevistado desta semana do programa Arte & Cultura, produzido pela TV Assembleia, da Assembleia Legislativa do Paraná, é o maestro José Maria Magalhães, criador do projeto Cordas do Iguaçu. Durante a entrevista, ele compartilhou histórias da experiência, que surgiu em 2011 para ensinar música para crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade social. As entrevistas do programa vão ao ar todas as quintas-feiras às 13 horas no Canal 10.2 da TV Assembleia, com reprises às sextas-feiras às 17 horas. Na quinta, às 13h30, a atração está disponível no canal do YouTube do Poder Legislativo.
No bate-papo, o maestro explicou o funcionamento do projeto. Segundo ele, esta é uma ação sociocultural que já atendeu mais de cinco mil jovens, refletindo no relacionamento com suas famílias. “É importante cada vez mais pessoas conhecerem este projeto social que atua na ensinando músicas para crianças em vulnerabilidade social. Damos instrumentos, alimentação, remédios. Acabamos adotando elas. O mais importante é a mudança de responsabilidade e comportamento dessas crianças, além da alegria deles de tocaram em grandes teatros”, contou.
Realizado nos municípios de Curitiba, Araucária, Balsa Nova e Tunas do Paraná, os alunos estudam viola, violino e violoncelo, além de aulas teóricas. Atualmente, mais de 500 crianças e adolescentes são atendidos. O aprendizado permite aos alunos se apresentarem em grandes teatros, como o Guaíra, em Curitiba, ao lado de nomes de destaque da música nacional. “Já tocamos com Daniel, Fagner, Alceu Valença, Elba Ramalho, Zeca Baleiro e Ivan Lins”, revelou.
O maestro José Maria Magalhães explicou que o trabalho é realizado no contraturno escolar, onde são ensinados também conceitos de disciplina, responsabilidade e respeito ao próximo. As aulas são presenciais e totalmente gratuitas. Além disso, o projeto Cordas do Iguaçu cede os instrumentos aos alunos em situação de vulnerabilidade social, que também recebem uma bolsa de estudos como forma de incentivo nos deslocamentos e para a alimentação.
Ainda durante a entrevista, Magalhães explicou que grande parte dos recursos para financiar o projeto vem da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, que funciona a partir de renúncia fiscal de empresas e pessoas físicas que destinam parte de seus impostos para o fomento da cultura. As empresas contribuintes, tributadas pelo lucro real, podem destinar até 4% do Imposto de Renda devido. Já contribuintes de Imposto de Renda por Deduções Legais podem destinar até 6%. Quem tiver interesse em contribuir com a proposta pode entrar em contato com os organizadores pelo site www.cordasdoiguaçu.com.br ou pelo telefone (41) 98802-2109.
O programa Arte & Cultura traz artistas, músicos, cineastas e comunicadores paranaenses e brasileiros para debater a produção cultural e histórica do Paraná e do Brasil. A cada semana, atração recebe grupos folclóricos, coreógrafos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes. O programa é gravado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, num cenário com piano de cauda e obras do artista paranaense Poty Lazzarotto.
Leave a Reply