Um grande evento promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Foz do Iguaçu abrirá nos próximos dias a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência no município, celebrando também os 46 anos de fundação da instituição.
Os preparativos para a tradicional feijoada com bingo da entidade já estão sendo finalizados. O evento acontecerá no dia 18 de agosto (domingo), nas dependências do restaurante Castelo Alemão, localizado na Avenida Costa e Silva, nas proximidades da rodoviária.
O prato completo será vendido a R$ 35 por pessoa, com acompanhamentos diversos. Crianças de 0 a 6 anos não pagam o ingresso, e de 7 a 12 anos será cobrado apenas metade do valor.
Logo após o almoço haverá um bingo com 30 prêmios diversos. O kit com dez cartelas para participar do jogo custa apenas R$ 15 e pode ser adquirido de forma antecipada na secretaria da Apae, que fica na Rua Padre Bernardo Plates, n° 1.536, Jardim Polo Centro (ao lado da sede do Detran).
Todo o dinheiro arrecadado será empregado nas ações desenvolvidas pela instituição, que atende crianças, jovens e adultos com diversos tipos de necessidades. Fundada em 1977, a entidade é uma referência no setor sócio educacional a pessoas com deficiência intelectual ou múltipla.
Atualmente são cerca de 500 alunos atendidos na Escola de Educação Especial Melvin Jones, na Avenida Paraná, e na Escola de Educação Especial Raiane da Silva Soares, no Jardim Itamaraty, além de quatro pessoas que vivem em uma Casa Lar.
A Apae é filantrópica e precisa de ajuda constante da comunidade para manter o trabalho. Atualmente a entidade possui convênio com o Governo do Paraná e com a Prefeitura de Foz para apoio na prestação de serviços públicos, na área de educação e saúde.
Leia também
Além dos eventos e abertura para o recebimento de alimentos e outros produtos, a instituição também aceita doações em dinheiro, através de depósito bancário (Agência: 0140-6/conta corrente: 35220-9 Banco do Brasil) ou PIX da Instituição (77413649000169).
Há ainda um bazar permanente de usados, onde são recebidas doações que são comercializadas a preços simbólicos para familiares dos alunos e é aberto à comunidade.
Semana de conscientização
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência acontece sempre entre os dias 21 e 28 de agosto, e inclui palestras, exposições, panfletagem e outras ações com apoio de diversos órgãos em cada município do país.
A campanha é desenvolvida em todo o Brasil desde 1963 pela Federação Nacional das Apaes. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e busca conscientizar a sociedade sobre os direitos das pessoas com deficiência, além de divulgar conhecimentos sobre as condições sociais dessa população, como meio de transformação da realidade e superação das barreiras.
Eleitores com deficiência chegam a quase 100 mil no Paraná
Neste ano, quase 100 mil pessoas com deficiência deverão comparecer às eleições, no Paraná, um aumento de aproximadamente 12%, comparado com 2022. É o maior número registrado nos últimos anos, de acordo com Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado.
Pensando em acessibilidade, pessoas cegas ou com baixa visão, as quais representam 13,6% do eleitorado paranaense com deficiência, contarão no dia do pleito com a urna eletrônica tendo uma voz sintetizada que guiará os eleitores.
Com informações do GDia
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply