O entrevistado desta semana do programa Arte & Cultura, produzido pela TV Assembleia, da Assembleia Legislativa do Paraná, é o compositor, escritor e jornalista Claudio Ribeiro. Durante a entrevista, o autor compartilhou suas histórias e experiências no mundo artístico, principalmente na área musical. Ele é um dos compositores mais profícuos da Música Popular Brasileira no Paraná. A entrevista vai ao ar todas as quintas-feiras às 13 horas no Canal 10.2 da TV Assembleia, com reprises às sextas-feiras às 17 horas. Na quinta, às 13h30, a atração está disponível no canal do YouTube do Poder Legislativo.
No bate-papo, Claudio Ribeiro contou como se tornou membro da Ala dos Compositores da Estação Primeira de Mangueira, que permitiu firmar parcerias com grandes músicos brasileiros, como o sambista Cartola. “Tive o prazer de ser parceiro do Cartola. No final dos anos 1970, a cantora e compositora Leci Brandão me chamou para um festival da Mangueira. No final das contas, ganhamos aquele festival, o que me permitiu ser membro da Ala de Compositores da Mangueira”.
A oportunidade abriu novas portas. “O festival nos deu prazer de conhecer figuras antológicas, como o próprio Cartola. Quando vinha para Curitiba, ele ficava na minha casa. Ter o Cartola em casa? Vamos fazer música”, contou. “Sou um cara sortudo. Conheci algumas figuras importantes do cenário da música popular brasileira”, emendou.
Hoje, são mais de 200 músicas gravadas. Mesmo com o grande número de composições, Ribeiro brinca que é “preguiçoso”. “A ociosidade permite trabalhar com arte. A pessoa estar no ócio dá o poder da criatividade. Digo que sou um ‘ajuntador’ de palavras, sempre em cima de sentimentos e emoções. A arte é muito forte”, definiu.
Paralelo à atividade como compositor, Claudio Ribeiro é entusiasta do carnaval curitibano, agitador político e cultural e incentivador da cultura paranaense. No decorrer do bate-papo, ele fez uma retrospectiva de fatos marcantes sua trajetória, como a fundação, ao lado dos também jornalistas Ricardo Cravo Albin e Aramis Millarch, da Associação Brasileira de Pesquisadores da MPB, em 1975. A partir da década de 1980, trabalhou como pesquisador, produtor e apresentador para programas de cultura e MPB da Rádio Educativa. Também pesquisou, idealizou, coordenou e apresentou diversos projetos e eventos na área musical da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, entre os quais “Arco da Velha”, “Sexta na Praça”, “Festival de Inverno” e “Abre Alas”.
O programa Arte & Cultura traz artistas, músicos, cineastas e comunicadores paranaenses e brasileiros para debater a produção cultural e histórica do Paraná e do Brasil. A cada semana, atração recebe grupos folclóricos, coreógrafos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes. O programa é gravado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, num cenário com piano de cauda e obras do artista paranaense Poty Lazzarotto.
Leave a Reply