O Governo Federal apresentou nesta terça-feira (23), no Rio de Janeiro, a movimentos sociais, prefeitos e governadores, a versão brasileira do Relatório Nacional Voluntário (RNV), elaborado com a participação da Itaipu Binacional. O documento é a principal ferramenta para monitorar a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos países.
A apresentação foi feita pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo. Também estavam presentes a primeira-dama, Janja Lula; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mário Moreira; a presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luciana Mendes Santos Servo – entre outras autoridades. A assistente da Diretoria-Geral Brasileira da Itaipu, Silvana Vitorassi, também compôs a mesa de abertura, representando o diretor-geral Enio Verri.
Na semana passada, em Nova York, o Relatório Nacional Voluntário foi apresentado oficialmente durante o Fórum Político de Alto Nível (HLPF, na sigla em inglês), que ocorreu na sede das Nações Unidas. O lançamento no Brasil faz parte do esforço do governo de incentivar a mobilização de segmentos da sociedade, prefeitos e governadores para que colaborem para o alcance das metas da Agenda 2030.
Leia também
Márcio Macêdo lembrou que o último RNV brasileiro é de 2017 e, desde então, a pauta socioambiental perdeu força no Brasil, sendo resgatada no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “A iniciativa de retomar a elaboração e apresentação do RNV foi muito bem recebida na ONU. Vários representantes de países elogiaram a iniciativa, bem como as ações governamentais que, desde 2023, estão reconstruindo os caminhos para o cumprimento dos ODS” afirmou.
Além da Itaipu, participaram da elaboração do documento entidades como o Ipea, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e os ministérios de Relações Exteriores e do Planejamento, que trabalharam sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência.
“A Itaipu está engajada com o fortalecimento da Agenda 2030 com excelentes resultados na implementação de seus objetivos e metas. E o RNV, além de dar visibilidade a estas ações, reforça o compromisso com o desenvolvimento territorial sustentável e a gestão participativa”, afirmou Silvana Vitorassi.
Após a abertura, representantes dos ministérios e órgãos de assessoramento da Comissão Nacional para os ODS discutiram pontos do relatório e a contribuição das instituições para o cumprimento das metas da Agenda 2030. A chefe do escritório da Itaipu em Brasília, Lígia Soares, fez um histórico das iniciativas socioambientais da empresa, que são reconhecidas internacionalmente (um exemplo é o Prêmio Água para a Vida, da ONU), e detalhou a expansão da área de atuação da empresa para todo o Estado do Paraná e parte do Mato Grosso do Sul, por meio do programa Itaipu Mais que Energia.
Lígia Soares acentuou que Itaipu promove ações conectadas não apenas aos ODS 7 (energia limpa) e 6 (conservação da água) – áreas diretamente ligadas ao negócio da empresa –, mas com todos os 17 objetivos da Agenda 2030. Segundo ela, “a Itaipu já trazia princípios de desenvolvimento sustentável desde sua concepção e foi pioneira na territorialização dos ODS no Oeste do Paraná”. “Fazer parte deste trabalho junto ao Governo Federal é um importante reconhecimento de nossos esforços para promover a responsabilidade socioambiental e a cooperação internacional. Há décadas, promovemos práticas inovadoras que beneficiam as comunidades e o meio ambiente. E é fundamental que isso seja compartilhado”, completou.
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply