Neste sábado, dia 20 de julho, o Marco ompletará 121 anos

O obelisco verde e amarelo foi inaugurado em 20 de julho de 1903, cerca de 11 anos antes da emancipação política da cidade de Foz do Iguaçu (PR), em 1914. O monumento nacional foi inaugurado pelo marechal Cândido Rondon e pelo engenheiro militar Dionísio Cerqueira.

O monumento, que, desde o início, simboliza a paz entre as nações, hoje é espaço cultural e turístico de moradores e visitantes de todos os lugares do mundo, no bairro Porto Meira, em Foz do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai, no encontro dos Rios Iguaçu e Paraná.

Os Marcos – O marco argentino, situado às margens do Rio Iguaçu, foi inaugurado no mesmo ano, em 1903. O marco paraguaio, situado à margem direita do Rio Paraná, foi erguido em 26 de janeiro de 1961.

Leia também

Apresentações culturais – As intervenções artísticas fazem uma homenagem à cultura brasileira, ao Paraguai, à Argentina, às populações indígenas e à imigração europeia na região. São cerca de 20 artistas locais que se apresentam diariamente, das 18h30 às 20h30.

Gastronomia das 3 Fronteiras – Há dois espaços gastronômicos no Marco. O Restaurante Cabeza de Vaca, localizado no interior do atrativo, com música ao vivo e um cardápio especial dos três países: Brasil, Argentina e Paraguai. Já a Praça 3 Fronteiras oferece aos visitantes ao ar livre uma variedade gastronômica da região.

Leia também

Acesso à comunidade – Morador de Foz do Iguaçu tem gratuidade para visitar o Marco das Três Fronteiras. O iguaçuense precisa apresentar um documento com foto e comprovante de residência na cidade para obter o benefício, conforme regulamento do atrativo. Para facilitar o acesso diário, o cadastro é digitalizado e tem validade de um ano.

Grupo Cataratas – O Grupo Cataratas é responsável pela gestão de atrativos na área de turismo sustentável do Brasil desde 1999. Os serviços voltados ao ecoturismo reúnem hoje seis atrativos de Foz do Iguaçu até Fernando de Noronha.

Foto: Equipe marco das 3 Fronteiras

Três vezes eleita a companhia mais sustentável na área de turismo e hotelaria no Brasil (Revista Exame – Guia Exame de Sustentabilidade), o compromisso com a sustentabilidade e a conservação está no DNA do Grupo Cataratas.

Programação de julho de 2024

Confira os horários da programação
13h30: abertura do atrativo para visitação
17: música ao vivo no Cabeza de Vaca
18h30: A Lenda das Cataratas
18h50: O Minueto e registro com visitantes
19h: Boleadeira argentina

Apresentação principal
19h30: Show Três Fronteiras

Atendimento:
Bilheteria e acesso: das 13h30 às 21h
Restaurante Cabeza de Vaca: das 15h às 22h
Apresentações culturais: a partir das 18h30

Acesso:
De segunda a sexta-feira: 13h30 às 21h
Sábado e domingo: 11h às 21h

Mais informações: www.marcodastresfronteiras.com.br

com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz