Apaixonado por esportes de endurance, Valdecir Borba, o Gaúcho, contou para o Conexão Radical como ingressou no esporte, os benefícios de triátlon e como é a rotina de treinos para as competições de longa distância. Suas próximas metas são o UB515 (Ultra Man Brasil), o Extremo Sul Marathon e a Próxima edição da Maratona de Boston.
Para o Gaúcho, “o ciclo de treinamento é o que vale a pena, conhecemos e convivemos com pessoas e com elas treinamos juntos, planejamos juntos e até as brincadeiras são em conjunto e a prova, na verdade é somente a cereja do bolo”.
Por ser uma prática que envolve a natação, o ciclismo e a corrida, o triátlon fortalece os músculos de todo o corpo e proporciona resultados não só para o físico, como também para o psicológico. A alta exigência do funcionamento cardiorrespiratório, exige que as pessoas procurem um médico antes de começarem a praticar o triátlon.
O que é um triátlon?
Nesta modalidade de endurance, o atleta atingir 51,5 quilômetros totais de prova, divididos em 1,5 km na natação, 40 km no ciclismo e 10 km de corrida. Na natação, a largada é dada com todos os competidores posicionados uns ao lado dos outros em uma linha horizontal. A marcação é feita por boias no mar, que servem como guias para os atletas. No ciclismo a principal regra é não colocar os pés no chão durante o percurso e na corrida não é permitido correr descalço, sem camisa ou utilizando óculos de natação ou a touca da prova anterior.
Categorias
Sprint: 750 metros de natação / 20 km de ciclismo / 5 km de corrida.
Triatlo olímpico: 1.5 km de natação / 40 km de ciclismo / 10 km de corrida.
Meio-Ironman: 1.9 km de natação / 90 km de ciclismo / 21 km de corrida.
Ironman: 3.8 km de natação / 180 km de ciclismo / 42 km de corrida.
Ultraman: 10 km de natação / 421 km de ciclismo / 84 km de corrida.
Serviço:
O Conexão Radical vai ao ar semanalmente, sempre nas quartas-feiras, às 13 horas, com reprise nas sextas-feiras, também às 13 horas pela TV Assembleia – canal 10,2 da TV Aberta e 16 da Net/Claro e as 13h30 no canal do Youtube da Assembleia Legislativa do Paraná.
Leave a Reply