Corridas de montanha é o tema da semana no programa Conexão Radical da TV Assembleia

No programa Conexão Radical desta quarta-feira (05), a apresentadora Angélica Alves conversa com Caiê Alonso sobre o “Skyrunning” modalidade de corridas na montanha que vão até ou ultrapassam os 2000 metros de altitude. Quando a altitude não atinge os 2000 metros, o percurso deve, obrigatoriamente, apresentar uma inclinação média mínima de 6% para a distância total (12% só para a subida), incluir secções de 30% em pelo menos 5% do percurso e atingir os picos mais altos da região. O percurso é definido por caminhos, trilhas, rochas ou neve e deve ter menos de 15% de asfalto.

Caiê corre desde os 7 anos de idade, foi da seleção paranaense de atletismo em 2010/11 e em 2011, descobriu a corrida em trilha e se apaixonou. Desde então, acumula dezenas de provas e troféus e, atualmente, integra a Seleção Brasileira Skyrunning. Disputou o Sul-Americano Skyrunning e a Final do Circuito Mundial Skyrunning, em 2023, ficou em 2º lugar no Skyrunning Brasil Series e em 3° lugar no Circuito Nacional de Skyrunning. Está classificado para o Campeonato Brasileiro 2024, onde serão disputadas vagas para o Mundial Skyrunning de Seleções 2024.

Apropriadamente ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a edição de hoje do Conexão Radical com o atleta e advogado Caiê Alonso mostra a integração do esporte, com a natureza e a vida profissional. Além de esportista, ele é pós-graduado em Sustentabilidade e Políticas Públicas, assessor parlamentar do deputado estadual Goura na Assembleia Legislativa do Paraná, conselheiro do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, conselheiro do Parque Nacional Guaricana e do Parque Estadual da Baitaca. Como ativista em causas socioambientais desde 2013, criou a Rede Curitiba Climática (RECC) e o Clube de Corrida e Conservação (CCC).

O Conexão Radical vai ao ar semanalmente, sempre nas quartas-feiras às 13 horas na TV Assembleia – canal 10,2 da TV Aberta e 16 da Net/Claro e as 13h30 no canal do Youtube da Assembleia Legislativa do Paraná.