Empreendedores paranaenses mostram sua força em encontro realizado na Assembleia Legislativa

Coragem, persistência, inovação, desafio e sucesso. Essas palavras ecoaram pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná na noite desta segunda-feira (20), quando empresários paranaenses de inúmeros segmentos foram homenageados durante o 1º Encontro Empreendedores que Fazem o Paraná Brilhar. O estado conta com 1,648 milhões de empreendedores ou donos de negócios, formais ou informais, sendo que um em cada três empreendimentos, aproximadamente, são comandados por mulheres, conforme dados divulgados pelo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O reconhecimento aos desafios enfrentados diariamente por eles, que consolidaram uma cena empreendedora vibrante no estado, aconteceu por iniciativa dos deputados Alexandre Curi, 1º secretário da Assembleia, e deputado Cobra Repórter, ambos do PSD. “Empreendedores são pessoas com coragem, visão e determinação! Estamos prestando uma homenagem especial a empresários e empresárias, que tanto contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do estado”, afirmou o deputado Cobra Repórter, que presidiu a solenidade.

Segundo o parlamentar, os empreendedores paranaenses desempenham um papel vital no crescimento e no desenvolvimento do Paraná, criando empregos, impulsionando a inovação e contribuindo para a prosperidade geral. Para ele, é importante, necessário e encorajador celebrar essas realizações: “Eles fazem a diferença no Paraná. Fazem do nosso estado o melhor estado do país. Sem vocês o Paraná não seria o Paraná”, frisou. Cobra Repórter explicou também que essa homenagem será estendida para outras regiões do estado, com a promoção de novas edições do encontro de empreendedores.

“É um reconhecimento muito importante”, garantiu a cabelereira e empresária Dany Morena, uma das homenageadas, que atua no ramo da beleza, e já conta com mais de 80 colaboradores, tendo formado milhares de alunos. Ela falou sobre a gratificação de perceber seu empreendimento em constante crescimento, bem como, a evolução de seus colaboradores, de quem compartilha com seus objetivos. Para o mineiro Thiago Martins Lisboa, gestor de desenvolvimento empresarial, com empresas em vários estados e segmentos – entre eles, logística e cosméticos capilares, a homenagem representa um incentivo aos empresários, aos empreendedores do estado. “É importante essa valorização”, sublinhou. Na opinião dele, o grande desafio hoje dos empreendedores é o acesso ao conhecimento, a formação. Valmir Ferreira, no ato representando os comunicadores do Paraná, falou sobre a importância de vencer as adversidades, e agradeceu a todos que o apoiaram em sua trajetória. “Hoje é um dia muito especial, o dia de homenagear aqueles que todos os dias estão gerando emprego e renda”, disse ele. Já o empresário Rafael Folmann, diretor da Viação Garcia, em nome dos empresários de Curitiba, discorreu brevemente sobre as dificuldades para empreender, e enalteceu a resiliência dos paranaenses. Ele aproveitou a ocasião para também agradecer a todos que, sensibilizados, somaram esforços para ajudar, “dar apoio aos nossos irmãos gaúchos”, destacou.

Durante a cerimônia, que lotou o Plenário e contou com a presença de autoridades e convidados, diversos empreendedores falaram sobre suas histórias, os desafios da classe, apresentaram suas considerações sobre o cenário econômico, compartilharam ideias, motivações e propostas para a construção de uma comunidade e economia cada vez mais forte no Paraná. Foi ainda exibido um vídeo do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimental, que está viajando, parabenizando os homenageados.  Na oportunidade, cerca de cem empresários, especialmente, de Curitiba e Região Metropolitana receberam um diploma de Menção Honrosa onde está escrita a seguinte mensagem: “Homenagem do 1º Encontro Empreendedores que Fazem o Paraná Brilhar em reconhecimento a sua notável dedicação, inovação e espírito empreendedor, que tanto contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do estado do Paraná”.

O futuro do trabalho

Os dados citados no início foram apontados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que tem como recorte o quarto trimestre de 2023. Por outro lado, o Brasil somou 90 milhões de empreendedores ou candidatos a empreendedores no país, em 2023, conforme o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Essa entidade privada promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro pequenas empresas – aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões.

Em 2023, o Brasil registrava 90 milhões de empreendedores ou candidatos a empreendedores no país, de acordo com a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM) 2023, realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), divulgada no último mês de abril. Do total de 90 milhões, 42 milhões eram de pessoas adultas, com 18 a 64 anos, que já tinham um negócio e ou que fizeram alguma ação em 2023 visando ter um negócio no futuro. Os 48 milhões restantes correspondem ao número de pessoas que não têm empreendimento, mas que gostariam de ter em até 3 anos. Essa grande parcela empreendedora faz com que ter o seu próprio negócio ocupe a terceira posição da lista dos 15 principais desejos dos brasileiros, perdendo apenas para “viajar pelo Brasil” e “comprar a casa própria”. Além disso, o recorte que analisa a disposição empreendedora da população mostra ainda que 65% das pessoas conhecem um empreendedor e que quase dois terços têm confiança em suas habilidades, experiências e conhecimentos para empreender.

O 1º Encontro Empreendedores que Fazem o Paraná Brilhar, que ocorreu nesta segunda-feira (20), foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais, e já está disponível no canal oficial do YouTube da Assembleia. É só clicar no link: https://www.youtube.com/watch?v=nloVzn0shjk