Botox – amado por uns, odiado por outros

Popularmente conhecido como Botox, a toxina botulínica é estimada no mesmo nível que também é abominada, uma vez que, se for utilizada de forma clandestina, pode causar infeccções graves. Em fevereiro de 2022, foi presa em flagrante Sandrelle Arcipretti, cirurgiã-dentista que aplicava em clientes um produto ilegal chamado Israderm, que pode causar a necrose da pele, proibido pela Anvisa em 2021. Mas e se for feito de forma legal e segura, quais são os resultados?

O botox é o procedimento estético mais realizado no mundo todo. A toxina botulínica é uma neurotoxina, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que bloqueia a liberação de acetilcolina. Isso quer dizer que os músculos perdem a força de contração temporariamente,ou seja,nao prejudica e nem para a funcao muscular,apenas diminui a força exercida e assim evita a quebra dos tecidos e firmaçao das rugas.É um procedimento totalmente seguro, se for realizado por um profissional capacitado, não invasivo e com resultados satisfatórios.

Sendo assim, a toxina botulínica é indicada para quem deseja amenizar as rugas, as marcas de expressão, arquear as sobrancelhas e empinar o nariz. “O procedimento conta com anestesia local quando necessário e dura cerca de 15 minutos. Os resultados aparecem em aproximadamente 3 a 7 dias e duram de 4 a 6 meses”, afirma a dra. Eliane. A biomédica também ressalva que, por ser um medicamento, deve haver um intervalo mínimo de 3 meses entre as aplicações. Caso contrário, é possível que o paciente desenvolva resistência ao produto, gerando diminuição ou perda do efeito.

A aplicação do botox é contraindicada para mulheres grávidas, mães no processo de amamentação ou para pessoas que utilizam algum tipo de antibiótico amnoglicosídeos, como tobramicina, paramomicina, amicacina, entre outros. Também é preciso ficar atento a algumas restrições como, massagens faciais, não utilizar produtos dermatológicos 24 horas antes e depois do tratamento, não expor a pele a locais de muito frio ou extremo calor, a exposição ao sol é permitida caso não haja hematomas, mas deve ocorrer de forma moderada.

The post Botox – amado por uns, odiado por outros appeared first on Busão Curitiba.

via redação Busão Curitiba