Atividade fortalecerá cultura de “passarinhar” em Foz do Iguaçu, Serranópolis, Céu Azul e Capanema, no Paraná
O termo birdwatching surgiu na América do Norte, no início do século 20, definido como o hobbie de observar pássaros em seu habitat natural, sem alterar o ambiente ou o comportamento em que vive. No Brasil, a “observação de aves”, foi traduzida por observadores como uma ação de “passarinhar”.
O Parque Nacional do Iguaçu – que possui alta representatividade de biodiversidade da Mata Atlântica e mais de 340 espécies de aves, muitas raras e ameaçadas de extinção – reforça o convite aos guias de turismo, educadores, pesquisadores e quem já é observador experiente para “Passarinhar no Parque!”
O credenciamento de pessoas físicas interessadas em realizar a prestação de serviços de condução de visitantes observadores de aves no Parque Nacional do Iguaçu está aberto. A habilitação deve ser solicitada a qualquer momento, por meio do portal do Governo Federal.
Conservação, ciência cidadã, trabalho, renda e cultura passarinheira – O cadastro oficial é destinado aos guias de turismo e outros profissionais que estão interessados em prestar o serviço de condução de observadores de aves, com fins comerciais e/ou educativos, ou simplesmente com o objetivo de disseminar a cultura de passarinhar e formar novos observadores.
Os condutores autorizados terão autonomia para realizar a atividade em qualquer horário ou polo de uso público do Parque Nacional do Iguaçu, com agendamento prévio, a partir dos municípios de Foz do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Céu Azul e Capanema. E nas trilhas de Serranópolis e Céu Azul, a visitação é gratuita.
Todos os interessados podem encaminhar a documentação necessária por meio do portal. A lista de habilitados estará disponível, após a emissão da autorização, e poderá ser consultada no Centro de Visitantes, na sede do Parque ou em nossos canais de informação.
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a observação de aves no Parque Nacional do Iguaçu, convidamos para acessar a nossa roda de conversa virtual no Youtube, link abaixo.
Edital para credenciamento:
https://www.gov.br/icmbio/pt-br/acesso-a-informacao/editais-diversos/editais-diversos-2021/SEI_ICMBio9204992Edital.pdf
Formulário para solicitar autorização para a prestação do serviço de condução de visitantes observadores de aves no Parque Nacional do Iguaçu:
https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-autorizacao-para-conducao-de-visitantes-nas-unidades-de-conservacao-federais
Roda de conversa sobre observação de aves no Parque Nacional do Iguaçu: https://www.youtube.com/watch?v=XGGAWogeylw&t=1899s
📌 Serviço:
Credenciamento para condutores de birdwatching
Setor de Uso Público – Parque Nacional do Iguaçu (ICMBio)
E-mail: [email protected]
Rede: https://linktr.ee/parquenacionaldoiguacu
WhatsApp: (45) 9968-2331
Fotografias:
1 – Araçari castanho – Créditos: Luciana Chiyo
2 – Bate bico – Créditos: Marcelo da Rocha
3 – Beija-flor-Tesoura – Créditos: Marcelo da Rocha
4 – Beija-flor-Tesoura – Créditos: Patrick Gonsales
5 – Créditos: Apolônio Rodrigues
6 – Créditos: Apolônio Rodrigues
7 – Créditos: Apolônio Rodrigues
8 – Créditos: Apolônio Rodrigues
9 – Créditos: Mario Barila
Leave a Reply