A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta quinta-feira (22), a vacinação da população em geral com 26 anos ou mais em Foz do Iguaçu. Isso foi possível, segundo a secretária Rosa Maria Jerônymo, devido a decisão de não armazenar vacinas. Para a próxima semana, a cidade espera a chegada do segundo lote extra as regiões de fronteira e, a partir daí, abrir para imunização de pessoas com 18 anos ou mais.
Até o início da semana, Foz do Iguaçu estava vacinando a população em geral com 28 anos ou mais. A aceleração no procedimento foi possível devido a chegada, na última sexta-feira (16), de uma remessa com mais de 37,8 mil doses de imunizantes, devido o município estar localizado em uma faixa de fronteira. No Paraná, outras três cidades também foram contempladas – Guaíra, Santo Antônio do Sudoeste e Barracão.
Na primeira etapa da vacinação de pessoas acima de 26 anos, Foz do Iguaçu abriu seis mil vagas para agendamento, aplicando o restante do primeiro lote extra recebido na última semana. A secretária de Saúde acredita que no próximo lote extra de imunizantes enviados para a cidade, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), por meio do Ministério da Saúde, será possível vacinar toda a população maior de idade.
“Chegando vamos fazer novamente uma força-tarefa para vacinar toda a população acima dos 18 anos”, reforça a Rosa Jerônymo. Na última quarta-feira (21), o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, informou que o Paraná deve receber um novo lote de vacinas nos próximos dias.
A remessa será novamente de 45 mil doses destinadas a Foz do Iguaçu, Guaíra, Santo Antônio do Sudoeste e Barracão. Os imunizantes extras fazem parte de um acordo de envio de doses a mais às cidades de fronteira, articulado pelo prefeito Chico Brasileiro, vice presidente da Frente Nacional de Prefeitos de Cidades de Fronteira.
Continue lendo em: GDia
com informações do CabezaNews, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply