Paraguai negocia com Itaipu operação para aumentar a vazão do rio Paraná

O presidente Mario Abdo Benítez convocou o superintendente de Operações da Itaipu, Hugo Zárate, para acelerar as negociações com o Brasil para o lançamento de água do seu reservatório. A intenção é aumentar o fluxo da calha do rio Paraná, permitindo o escoamento da safra de grãos do país, que está parada em barcaças ou silos, até o Oceano Atlântico.

A bacia hidrográfica do rio Paraná passa por uma longa estiagem, situação que gera transtornos para a navegabilidade, principalmente na área da eclusa de Yacyretá, usina binacional entre Paraguai e Argentina, no Departamento de Misiones. Além de Zárate, informa o Última Hora, Marito Abdo convocou o diretor da Entidade Binacional Yacyretá (EBY), Nicanor Duarte Frutos, para colaborar nas articulações com o Brasil.

De acordo com Zárate, o presidente paraguaio foi informado sobre as ações planejadas para amenizar a situação. O responsável garantiu que as expectativas são boas e que as operações em estágio avançado com o lado brasileiro da Itaipu. “Estamos em conversações e trabalhos técnicos com os pares brasileiros para ver se podemos viabilizar a navegação a jusante das usinas Yacyretá”, disse.

“Seria o mesmo procedimento dos anos anteriores, mas desta vez é difícil devido a um período extremamente seco”, ressaltou. O Superintendente de Operações de Itaipu explicou que a operação consiste no Brasil liberar água das barragens que estão localizadas na zona alta da binacional, para que a navegabilidade seja garantida.

15 dias

“A tarefa técnica é muito difícil, mas estamos otimistas para poder agendar operações com pares brasileiros. É uma operação que envolve 15 dias para garantir a navegação por cinco dias”, adiantou. O chefe da EBY, Nicanor Duarte Frutos, destacou que passam pelo reservatório Yacyretá cerca de 2,5 mil toneladas de matéria-prima por ano, que constitui 25% delas.

Duarte Frutos explicou que o rio Paraná está na cota de 25 centímetros na região de Ituzaingó e são necessários pelo menos 80 centímetros para garantir a passagem pela eclusa Yacyretá. Devido ao downspout, aproximadamente 125 mil toneladas de grãos aguardam a passagem.

As informações são de GDia

com informações do CabezaNews, parceiro do Busão Foz