Foz do Iguaçu recebe novo lote com mais de 8,8 mil vacinas contra covid

A Secretaria Municipal de Saúde aguardava, para retirar no final da tarde de quarta-feira (5), ou manhã de hoje (6), um novo lote com mais de 8,8 mil vacinas contra o Coronavírus (covid-19). O volume é formado pelos imunizantes da AstraZeneca e CoronaVac para primeira e segunda dose, respectivamente. A informação é da chefe da 9ª Regional de Saúde, Iélita Santos, que iria receber a remessa no final da tarde de ontem.

A Vigilância Epidemiológica confirmou ontem, 92 novos casos de covid-19, totalizando 34.170 registros da doença em Foz do Iguaçu, desde o início da pandemia. Destes, 32.863 pessoas já estão recuperadas. Dos novos casos, 41 são mulheres e 51 homens, com idades entre dois meses e 77 anos. Entre eles, 81 estão em isolamento domiciliar e 11 internados.

Do total de casos ativos, 370 pessoas estão em isolamento domiciliar, com sinais e sintomas leves, e 142 estão internadas. Foz do Iguaçu registrou ainda quatro óbitos em consequência da covid-19. As vítimas são dois homens de 58 e 66 anos e duas mulheres de 69 e 70 anos. No total, são 795 mortes pela doença no município desde o início da pandemia.

Ao todo, 9ª Regional de Saúde recebeu ontem 12.655 unidades de vacinas da AstraZeneca para aplicação da primeira dose. Destas, 8.295 ficam em Foz do Iguaçu e serão aplicadas em 2.925 idosos, 2.730 pessoas com comorbidades, 1.750 com deficiência permanente, 580 gestantes e puérperas e 220 para membros das forças de segurança e salvamento.

Para aplicação da segunda dose, a Regional recebeu 780 doses da CoronaVac. Deste total, Foz do Iguaçu vai ficar com 540 unidades – 340 para trabalhadores da saúde e 200 para integrantes das forças de segurança e salvamento. De acordo com Iélita, as secretarias de saúde dos municípios de abrangência da regional podem retirar os imunizantes logo após o recebimento, mediante agendamento.

Novos grupos

Com a chegada de mais doses de vacinas, a Secretaria de Saúde dará sequência a Campanha de Vacinação contra a covid-19. Nesta nova fase, que inicia hoje, serão imunizadas pessoas entre 55 e 59 anos com comorbidades e com deficiência permanente, que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Também haverá continuidade da vacinação em gestantes, puérperas, forças de segurança e idosos nas 20 unidades básicas de saúde. O agendamento para a primeira dose deste grupo já está disponível no site da Prefeitura (http://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/).

No dia da vacinação, além dos documentos pessoais e comprovante de residência, as pessoas com comorbidades terão que comprovar a doença. No caso de quem já faz acompanhamento médico no Sistema Único de Saúde (SUS), as informações constam no prontuário do paciente.

Os outros integrantes do grupo devem apresentar um formulário padrão preenchido por um médico. O documento também estará disponível no site da prefeitura. “O sistema de agendamento fará a triagem após a pessoa inserir os dados”, esclareceu a secretária da saúde, Rosa Maria Jerônymo.

Que completou: “Aquelas que são atendidas pelo SUS não precisam do formulário, porque o sistema já faz a relação”. Segundo a secretária, atestados médicos serão válidos, assim como a carteirinha das ADIFI (Associação dos Diabéticos de Foz do Iguaçu) para comprovação da doença deste grupo.

As informações são de GDia

com informações do CabezaNews, parceiro do Busão Foz