Construção de casas para famílias em vulnerabilidade avança no Vale do Ivaí

As obras de construção de casas populares para famílias em situação de vulnerabilidade de Marumbi e Lunardelli, cidades da região do Vale do Ivaí, aproximam-se de 50%. Os projetos contemplam a construção de 78 novas moradias nos dois municípios, em um projeto de R$ 5,3 milhões viabilizados pelo Governo do Paraná junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Em vistoria técnica realizada pela equipe de engenharia da Cohapar, foi atestado que o conjunto habitacional de Marumbi, com 50 imóveis, teve um rápido avanço nas últimas semanas e está com 42% de conclusão. Em Lunardelli, cidade vizinha, o cronograma de execução do empreendimento se aproxima da metade.

De acordo com a chefe do escritório regional da Cohapar Elisângela Araújo, a expectativa é de que as obras sejam entregues num prazo de 120 dias. “Tivemos um salto positivo na obra de Lunardelli, com um avanço de 12% a mais que na medição anterior, chegando a quase 50% de conclusão”, afirma.

 

De acordo com o prefeito de Lunardelli, Adhemar Rejane, o empreendimento contribui com o crescimento socioeconômico da cidade. “Além das famílias receberem uma moradia digna, a construção ajuda a criar empregos e a fomentar o comércio local, pois quando os beneficiários forem fazer melhorias nas casas irão fazer a economia da cidade girar”, afirma Rejane.

As unidades habitacionais são compostas por sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço externa, com modelos padrão de 32 metros quadrados e unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência, conforme prevê a cota de atendimento do programa.

Inclusão social

Os projetos fazem parte do programa estadual de habitação, o Casa Fácil, em parceria com o programa Nossa Gente, coordenado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, e que atende famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o Estado.

Até o momento, as ações habitacionais ligadas ao Nossa Gente resultaram na entrega de 598 moradias sem custos aos beneficiários. Outras 778 unidades ainda estão em construção em 14 municípios, com um total de R$ 104 milhões investidos.

“É uma alegria muito grande poder contribuir no atendimento dessas famílias que vivem em situações precárias, muitas sem saneamento básico, sem segurança e com risco de a casa desabar”, afirma o prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grola.