Pesquisa da EXAME/IDEIA, realizada entre 30/11 e 03/12, revela que o presidente Jair Bolsonaro segue liderando todos os cenários de intenção de voto tanto no primeiro quanto nas simulações de segundo turno apesar de ter oscilado negativamente na margem de erro no cenário de primeiro turno.
Segue como principal protagonista da disputa presidencial. Todavia, vale ressaltar que houve uma perda de intenção de voto nas camadas de mais pobre, mas mesmo assim ele vence o ex-presidente Lula (agora na margem de erro) nessa faixa de renda. Os outros nomes citados oscilaram na margem de erro. O destaque de variação negativo é a de intenção de voto do juiz Sergio Moro tanto no primeiro quanto segundo turno.
E pela primeira vez medimos o potencial de Ciro Gomes e Luciano Huck no segundo turno. Destaque para Ciro Gomes que quase empata com Bolsonaro.
O apresentador também revela-se competitivo contra Bolsonaro nessas simulações.
Nas outras rodadas esse posto era de Sergio Moro.
As maiores rejeições são de Jair Bolsonaro e Lula. Porém, tais com perfis muito diferentes. A maior rejeição do atual presidente está nos segmentos de mais baixa renda e no Sudeste. Lula é rejeitado por entrevistados mais escolarizados e do Sul.
Destaca-se também a rejeição (51%) de Lula entre os evangélicos. Ambos seguem sendo os pilares polarizadores do eleitorado brasileiro.
Na avaliação individual dos presidenciáveis destaca-se a avaliação positiva de Sergio Moro (34%) seguido por Lula (24%) Ciro Gomes (22%) e Luciano Huck (21%).
No lado negativo o maior percentual é de Joao Dória (54%) e o mais desconhecido é Flávio Dino (31%).
Na simulação de chapas (presidente e potencial vice) chama atenção o fato da indiferença dos entrevistados. Em praticamente todos os casos o “não faz diferença” foi o mais citado. Tal é mais um dado que corrobora o “personalismo” dos pleitos presidenciais (o vice ainda é uma figura coadjuvante) no imaginário da opinião pública.
Dito isso, a chapa que mais aumenta chance de voto é Luciano Huck com Sergio Moro seguida por Ciro Gomes e Lula. A que mais diminui a chance de voto é também Ciro Gomes e Lula seguida por Joao Dória e Luiz Henrique Mandetta.
Leave a Reply