A Cidade Industrial de Curitiba (CIC) vai ganhar, na próxima quarta-feira (29/7), um Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE), voltado ao apoio especializado às crianças e aos estudantes com deficiência, autismo, altas habilidades e transtornos funcionais específicos da aprendizagem. Devido à pandemia do novo coronavírus, o atendimento será on-line em todos os CMAEEs, a partir dessa mesma data.
Desde 20 de março, toda a rede municipal, o que inlcui os CMAEEs, está sem atendimento presencial, e as crianças e estudantes acompanham os conteúdos pela TV Escola Curitiba.
Com a unidade da CIC, serão 11 CMAEEs em Curitiba, um em cada regional, além do Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista (CEETEA), inaugurado em setembro passado na sede da Secretaria Municipal da Educação, no Alto da Glória.
Antes do CEETEA, em abril de 2019, foi a Regional Tatuquara que recebeu reforço na atenção ao ensino especial, com a inauguração do CMAEE Branca Casagrande Sabbag. Localizado na Rua da Cidadania, aquela foi a 9ª unidade da cidade nesse modelo.
Atendimento on-line
Também a partir do dia 29, a Prefeitura de Curitiba vai ofertar o atendimento on-line para o público de inclusão. Esse atendimento será ofertado aos estudantes que já realizam o atendimento presencial nos CMAEEs, nas Salas de Recursos de Aprendizagem e nas Salas de Recursos Multifuncionais.
“Este momento é diferente e desafiador para todos nós, a necessidade de isolamento nos impõem limitações, mas não vamos deixar de prestar atendimento a quem precisa. Como não é possível o atendimento presencial, que é feito normalmente nos CMAEEs, vamos oferecer a opção on-line, dando todo o suporte necessário às famílias”, afirma a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
A diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, Gislaine Coimbra Budel, explica que, em cumprimento às medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, o atendimento foi suspenso em 20 de março nos CMAEEs, como em toda rede municipal de ensino.
“Porém, seguindo a linha de atuação desta Secretaria, não podemos ficar parados. Conhecemos a necessidade da continuidade do bom atendimento prestado às crianças e estudantes, e por isso foi elaborada a possibilidade de atendimento on-line”, afirma.
Saiba como vai funcionar:
– O Atendimento Educacional Especializado on-line iniciará no dia 29/7.
– Será realizado de forma individual, online em tempo real (as atividades não podem ser gravadas e encaminhadas), exclusivamente por meio do serviço de comunicação por vídeo Google Meet.
– A criança/estudante deverá ser acompanhada em casa por um adulto.
– A família será comunicada pelo profissional do AEE sobre como será feito o acesso ao atendimento, o cronograma de dias e horários e qual recurso será utilizado.
– Em casos nos quais a família não disponha do recurso tecnológico para acessar o atendimento, o profissional do AEE deverá elaborar uma atividade semanal específica para cada criança/estudante, que será entregue à família pela escola de origem nos dias de entrega das atividades complementares.
– O profissional poderá desenvolver o atendimento, de forma on-line em sua residência, na escola ou no CMAEE onde está lotado.
– Cada atendimento terá duração de até 40 minutos, semanalmente