Refúgio Biológico de Itaipu volta a receber turistas

Os cuidados com higiene e segurança foram redobrados para a retomada das visitas turísticas ao Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), nesta quarta-feira (17). Tranquilizados pelas medidas de prevenção ao novo coronavírus aplicadas pela equipe do Complexo Turístico Itaipu, os turistas aproveitaram a oportunidade para conhecer, ou rever, as trilhas e o zoológico do espaço.

Embora o roteiro do passeio continue o mesmo, foram feitas várias adaptações para reforçar a segurança. “Nosso objetivo é garantir a mesma experiência e atender com todo o carinho de sempre, mas, acima de tudo, respeitando todos os protocolos contra a covid-19”, explicou Yuri Benites, gerente geral do Complexo Turístico Itaipu.

Os passeios ao Refúgio Biológico continuam ocorrendo de terça-feira a domingo, mas com apenas duas saídas, às 9h30 e 14h30, no lugar das seis opções de horários disponíveis anteriormente. Também serão apenas 12 pessoas por carro – cada veículo comporta até 40 visitantes, mas o número foi reduzido para evitar aglomeração.

A visita da tarde desta quarta-feira (17) teve oito participantes. Os primeiros a chegar foram os pernambucanos Carlos e Iamara Xavier e a pequena Marina, que moram em Foz do Iguaçu há um ano, mas ainda não tinham feito o passeio em família. Iamara, que é enfermeira, viu na reabertura uma boa oportunidade de levar o marido para conhecer o Refúgio. “Sabemos que é tudo muito organizado e bem cuidado. É uma maravilha poder retomar as atividades aos poucos”, disse ela.

A família Almeida ouviu o anúncio de que as visitas ao Refúgio seriam retomadas durante o passeio Itaipu Panorâmica que fizeram no último domingo. E não perderam tempo: agendaram a visita para mostrar o espaço à visitante Micheli Celso, de Florianópolis (SC). “Sabemos que é um lugar muito bonito e ficamos felizes de saber que nossa futura nora poderá conhecê-lo logo em sua primeira viagem a Foz”, disse o comerciário Daniel Almeida, casado com Rosimary e pai de Lucas e Daniela.

A visita ao Refúgio é guiada e tem três horas de duração. Durante o percurso, o turista receberá informações detalhadas sobre a fauna e a flora locais e sobre o trabalho de Itaipu para recuperação da biodiversidade na região. Os turistas são convidados a levar água, pois os bebedouros do RBV estão fechados, seguindo recomendações da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Retomada
A volta da visitação ao Refúgio Bela Vista ocorre uma semana após a reabertura do Itaipu Panorâmica, passeio que percorre os pontos mais importantes da usina hidrelétrica.

O próximo atrativo de Itaipu a voltar a receber turistas será o Ecomuseu, no dia 24 (próxima quarta-feira), das 10h às 17h. A Itaipu Iluminada tem previsão de retorno no dia 1º de julho, às 19h30. A partir desta data, volta a ocorrer às sextas e aos sábados. O circuito interno na usina, Itaipu Especial, ainda não tem previsão de reinício.

Mais informações sobre passeios e reservas podem ser encontradas no site: www.turismoitaipu.com.br