Com a necessidade de reduzir as saídas durante o período de isolamento social, as hortas caseiras vem se tornando uma maneira eficaz de diminuir as idas ao mercado e, de quebra, proporcionam uma alimentação mais saudável, livre de agrotóxicos. E para aqueles que sempre hesitaram em começar o cultivo em casa, o Mercado Municipal de Curitiba traz uma ajudinha.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, quem optar pelas compras presenciais no Mercado ganhará uma muda como incentivo para começar a horta caseira. Além disso, especialistas em cultivo da Fazenda Urbana do Cajuru estarão dando dicas para a plantação em casa, baseado no tipo de moradia e na muda escolhida. Serão seis tipos de hortaliças e vegetais que poderão ser retirados gratuitamente no Setor de Orgânicos: cebolinha, salsinha, rúcula, escarola, alface crespa e roxa.
Para o presidente da Ascesme – Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba, Mário Shiguemitu Yamasaki, a horta caseira pode ser uma aliada das famílias na hora de incentivar os pequenos a ter uma alimentação mais saudável: “A atividade é perfeita para os pais que querem ensinar um pouco mais sobre responsabilidade ambiental para os filhos. Participar do plantio, cultivo e colheita, ver o desenvolvimento da horta, pode tornar o consumo mais prazeroso para eles”.
E se engana quem pensa que é preciso ter um grande jardim para cultivar uma horta caseira. Até a janela do apartamento pode ser o ambiente perfeito para começar aquela plantação que você sempre quis. No site www.mercadomunicipaldecuritiba.com.br você encontra dicas para sua horta caseira dar certo de primeira!
Mercado Municipal de Curitiba
Data: sexta-feira, 5 de junho
Local: Setor de Orgânicos
*Quantidade limitada de mudas para distribuição
Horário de funcionamento em período de isolamento social:
Terça a sábado das 8h às 18h
Domingo das 8h às 13h
Segunda: Fechado