5ª edição da Caminhada das Musas reunirá 620 mulheres em alusão ao Outubro Rosa em Foz do Iguaçu

A 5ª edição da Caminhada das Musas reunirá 620 mulheres em alusão ao Outubro Rosa neste domingo, 20, com largada às 7h30, na Avenida Araucária na Vila A, em Foz do Iguaçu.

As inscritas podem retirar o kit (sacochila, camiseta e viseira), neste sábado (19), das 9h às 13h, ao lado da quadra de esportes do circuito de caminhada do CTG Charrua, endereço oficial do evento.

A concentração será às 7h para aquecimento para o trajeto de 5 km. Entre as participantes, estão mulheres de 16 a 86 anos. No final, elas serão recebidas com um café da manhã saudável para repor as energias.

O objetivo da Caminhada das Musas é incentivar homens e mulheres a adotarem hábitos saudáveis a fim de evitar doenças, como o câncer de mama. Entre eles, estão a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.

Propósito

Segundo a organizadora da iniciativa, a fitoterapeuta Jessica Maciel, a caminhada começou há três anos e, desde então, já foram quatro edições com o propósito de incentivar o público feminino a ter uma vida mais saudável e equilibrada. Inclusive, é comprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que a obesidade é um dos fatores de risco para o câncer enquanto hábitos saudáveis auxiliam na prevenção.

Leia também

“Começamos em sete amigas e clientes dos Chás Equilíbrio é Vida caminhando aos domingos na Avenida Paraná. Aos poucos o próprio grupo de mulheres teve a ideia de convidar mais amigas e transformar a atividade domingueira em um evento de conscientização”, explicou. E completou: Nosso propósito foi ganhando novas adeptas. Na segunda edição da caminhada éramos 60, na terceira 150, na quarta 300 e, agora, já temos 620 inscritas”.

Câncer de Mama

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o câncer de mama é o segundo tipo diagnosticado em 2024 e 2025, depois do câncer de pele não melanoma. A cada hora, seis novos casos de câncer de mama aparecem. Somente este ano devem ser registrados 74 mil novos casos, em 2021 foram 66 mil e 59 mil em 2019, no país. Em todo o mundo, a cada 19 segundos, é diagnosticado um novo caso.

Hoje, a estimativa no de risco no Brasil é de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, mas também já foi menor. Em 2021 a incidência era: 61,61 para cada 100 mil brasileiras. Apenas cerca de 1% dos casos ocorre em homens. Entretanto, se diagnosticado precocemente, tem cura em 90% dos casos.

com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz