Expedição do conhecimento pode ser visitada no Ecomuseu a partir de hoje, quinta-feira (26)

O Ecomuseu de Itaipu recebe, nesta quinta-feira (26), um novo atrativo: o caminhão da Expedição do Conhecimento, uma estrutura itinerante que traz atividades interativas de educação ambiental sobre os temas “água”, “energia” e “sustentabilidade”. O caminhão fica no Ecomuseu por uma semana, até 2 de dezembro. A próxima exibição será somente em fevereiro de 2021. A iniciativa é da Itaipu Binacional em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

A Expedição do Conhecimento foi lançada em fevereiro deste ano, durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel. O objetivo do projeto é levar ciência e educação ambiental aos municípios na região de influência da Itaipu. No início do ano, Itaipu e PTI se reuniram com representantes dos municípios do Oeste do Paraná para planejar a programação e definir as contrapartidas das prefeituras, mas, por conta da pandemia da covid-19, o projeto foi adiado.

No Ecomuseu, serão mais de 20 atividades de educação ambiental, oferecidas em um caminhão-baú de 15 metros de extensão, além das tendas de apoio. Cada sessão tem capacidade para dez pessoas. A visita é feita respeitando todos os protocolos de segurança sanitária contra a disseminação do novo coronavírus.

O passeio começa com um panorama sobre todas as formas de energia, desde o Sistema Solar até a energia das células humanas. O visitante também tem contato com um telescópio solar, uma maquete demonstrando como funciona uma casa sustentável e jogos interativos. Na parte interna do caminhão-baú, estão informações sobre biomas, rios voadores, o ciclo da água e a importância do Sol como fonte primária de energia.

Em um dos pontos do circuito, o visitante aprende como é possível gerar energia limpa e iluminar uma cidade, pedalando numa bicicleta. Óculos de realidade virtual também levam o público a uma imersão na Mata Atlântica, um dos biomas brasileiros. Todo o roteiro foi planejado com acessibilidade visando a inclusão, com elevador e piso tátil.

O Ecomuseu está aberto de terça a domingo, das 10h às 18h. Moradores dos municípios da região binacional e lindeiros ao Lago de Itaipu têm isenção no ingresso para o passeio no Ecomuseu, que fica na Avenida Tancredo Neves, 6702, Jardim Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR).

Para mais informações e reservas, entrar em contato com (45) 3576-7000 ou info@turismoitaipu.com.br. O site é www.turismoitaipu.com.br.