Fumaça das queimadas no Pantanal cobre cidade até no Paraná.

Lançamento da Operação Pantanal 2 para combate ao incêndio na região Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Corpo de Bombeiros explicou que fumaça pode ser da região do Mato Grosso, onde estão os grandes focos atualmente.

A queimada que consome o Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul  já está começando a afetar outros estados do País. A densa fumaça, resultado dos focos de incêndio que atingem a região desde o começo do ano, está sendo vista em cidades no Paraná.

Segundo o site G1, em Porto Rico, uma das principais cidades turísticas do noroeste do Paraná, uma nuvem cinza clara toma conta do céu desde a segunda-feira (31).

A situação está sendo monitorada por imagens de satélite e pela direção dos ventos é possível confirmar que a nuvem de fumaça é original das queimadas na região do pantanal.

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Fernando Carminati explicou que a área do pantanal em Mato Grosso do Sul está com poucos focos de incêndio que estão sendo controlados pelas equipes de Corumbá e que a fumaça pode ser proveniente da região do estado vizinho.

 “Atualmente nossas equipes estão de prontidão para atendimento de ocorrências no Pantanal. Aqui em Mato Grosso do Sul estamos com poucos focos de incêndio o grande foco mesmo é no Mato Grosso, inclusive estamos auxiliando as equipes de lá”, disse.

É importante lembrar que o Pantanal tem segundo maior número de queimadas para agosto desde início das medições.

Mas além da queimada que atinge o pantanal, ainda conforme o G1, focos de incêndio no Paraguai e Argentina também estariam ajudando a jogar a cortina de fumaça no Paraná.