No dia 10 de agosto (sábado) a Polícia Militar do Paraná completará 170 anos de atuação. O aniversário foi celebrado em data antecipada, na quarta-feira (7), com solenidades em diversas regiões do Estado.
Em Foz do Iguaçu, o 14° BPM sediou uma cerimônia, que contou com a participação de autoridades religiosas e civis, além de representantes das forças de segurança, Forças Armadas e comunidade em geral.
A banda de música do 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado executou canções durante o evento, parabenizando a PM na fronteira. As equipes também receberam uma benção especial do bispo diocesano, Dom Sérgio de Deus Borges.
Na oportunidade, a unidade militar prestou uma homenagem aos PMs da reserva que possuem filhos integrantes da corporação. Os honrados receberam uma lembrança simbólica pelo Dia dos Pais, que será comemorado neste domingo, 11 de agosto.
“A pequena homenagem, não se equivale à dedicação dispensada por esses militares, exemplos de valores a serem seguidos pelas novas gerações. Nosso sincero agradecimento a todos os militares, que fazem e já fizeram parte da polícia militar do paraná”, destacou o comandante do 14° BPM, major Márcio Skovronski, durante discurso.
Na Academia Policial Militar do Guatupê, unidade central da PM localizada em São José dos Pinhais, a solenidade de aniversários contou com desfile militar e exibição de viaturas antigas e modernas.
Leia também
O público também assistiu também a demonstrações realizadas pela Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (Cirocam) e pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). A Cirocam demonstrou a habilidade e agilidade dos policiais em motocicletas, enquanto o BPMOA fez uma exibição aérea, mostrando a capacidade técnica das aeronaves empregadas nas ações de segurança pública.
PM na fronteira
Criado em 1985, o 14° BPM celebrou no dia 8 de maio de 2024, 39 anos de instalação em Foz. A data foi lembrada com uma grande festa, que contou com a entrega de medalhas aos PMs que se destacaram no serviço, além de homenagens ao patrono da Polícia Militar no Paraná, coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento.
Na oportunidade também foi anunciada a criação de uma galeria de honra, onde serão lembrados os policiais que se destacaram em seus trabalhos dentro do batalhão em Foz.
Em seus primeiros anos de instalação, o 14° BPM abrangia uma área de 20 municípios do Oeste paranaense. Com a criação de novas unidades na região, a área do BPM foi reestruturada no ano de 2005 para a divisão atual.
Equipes e treinamento
Atualmente o 14° BPM é responsável por sete municípios, atuando na segurança, fiscalização e outras ações, ao lado de outras forças de segurança. “O 14° BPM tem posição de destaque na PMPR em razão de suas peculiaridades, tendo em vista a tríplice fronteira e todos os problemas que advém disso, assumindo papel importante inclusive no desenvolvimento da região”, lembrou o comandante Skovronski.
A unidade é dividida em três companhias. A primeira atende Foz e Santa Terezinha de Itaipu. A segunda é responsável por Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal e Serranópolis do Iguaçu. Já a terceira companhia atua no atendimento aos turistas.
Dentre as equipes, a PM da região conta com a autuação do Pelotão de Choque, Rocam, Rotam, Patrulha Maria da Penha, Radipatrulha, Patrulha Rural, Patrulha Escolar e Pelotão de Trânsito.
Com informações do GDia
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply