Uma grande solenidade, realizada na manhã de sexta-feira (17), celebrou os 39 anos de instalação do 14° Batalhão de Polícia Militar (14° BPM), em Foz do Iguaçu. O evento contou com a participação de autoridades civis e militares do município e também do Paraguai.
Na oportunidade, foram prestadas honras pelo aniversário do patrono da Polícia Militar do Paraná, coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, considerado um herói de guerra por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta no “Combate do Irani”, em 1912, na qual teve o olho ferido.
“Um exemplo público de profissional cuja capacidade intelectual, combativa e coragem moral lhe garantiu a condição de Patrono da PMPR, após sua morte em 1934. Além de Sarmento, a instituição é formada de muitos heróis que diariamente deixam seus lares para cumprir sua missão de proteção social e tranquilidade pública”, destacou a PM.
Durante a cerimônia o comandante do 14° BPM, tenente-coronel Marcos Aparecido de Souza, homenageou o comandante da Polícia Nacional Paraguai, Carlos Humberto Benitez Gonzales, que prestigiou a solenidade, destacando a importância da cooperação mútua entre as forças de segurança dos países da tríplice fronteira.
Leia também
Na oportunidade, o comandante Souza também aproveitou para anunciar a criação de uma galeria de honra, onde serão lembrados os policiais que se destacaram em seus trabalhos dentro do batalhão em Foz.
No encerramento da solenidade, o tenente-coronel também foi homenageado pelo público, sendo contemplado com um dobrado, criado e executado pela banda de música do 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado (34° BIMec), juntamente com a banda de música do 5° Colégio da Polícia Militar, do qual o comandante Souza foi diretor.
Um pouco de história
O 14° Batalhão de Polícia Militar foi em criado em 8 de maio de 1985 e inicialmente abrangia uma área de 20 municípios do Oeste paranaense. Com a criação de novas Unidades na região, a área do BPM foi reestruturada no ano de 2005 para a divisão atual.
Hoje o batalhão é responsável por sete municípios, atuando na segurança, fiscalização e outras ações, ao lado de outras forças de segurança. “O 14° BPM tem posição de destaque na PMPR em razão de suas peculiaridades, tendo em vista a tríplice fronteira e todos os problemas que advém disso, assumindo papel importante inclusive no desenvolvimento da região”, ressaltou o comandante Marcos Souza.
Em nota, a PM lembrou ainda que a estrutura física do 14° BPM completou 39 anos, mas que a Polícia Militar está presente em Foz e região há mais tempo. Exemplo disso é o fato histórico da passagem do aviador Santos Dumont pelo município, em 1916, quando foi escoltado pelo Soldado PM Virgílio Mendes de Almeida até Guarapuava, através de uma “picada” na mata, pois não haviam estradas na época. O percurso durou seis dias e foi feito a cavalo.
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply